Presidentes de associaes comerciais das cidades de Assis, Tarum, Paraguau Paulista, Echapor, Quat, Cndido Mota e Maracai, estiveram reunidos com o vice-presidente da Federao das Associaes Comerciais do Estado de So Paulo (Facesp), Srgio Lopes Sobrinho, quando debateram sobre a centralizao de aes regionais junto ao comrcio de cada cidade. A troca de experincias de fundamental importncia neste processo, falou o representante da federao, ao reuni-los no plenrio da Cmara Municipal de Tarum. Guardadas as devidas propores, a ao de uma associao numa cidade pode ajudar a outra a desenvolver algo parecido, frisou o dirigente.
O comportamento de empresas de grande, mdio e pequeno porte foi outro assunto bastante discutido entre os presidentes de associaes comerciais que por estarem numa mesma regio, muitas vezes atendem um mesmo associado. A rede de contatos e de comunicao entre as entidades deve ser feito sistematicamente, reforou Srgio Lopes Sobrinho ao agradecer as presenas do prefeito de Tarum, Oscar Gozzi e do presidente da Cmara Municipal, Davi Jos Correa. Isto demonstra a importncia que o comrcio tem, junto comunidade local, disse o vice-presidente da Facesp.
O presidente do Servio Central de Proteo ao Crdito (SCPC), da Acim, Taicir Khalil, durante pouco mais de 20 minutos explicou aos presidentes de associaes comerciais da subsede de Assis, o projeto de introduo do Carto Acredito, por parte da Facesp. O sistema est sendo avaliado nas cidades de Pompia e Jundia, e em breve ser disponibilizado aos filiados da federao. Ser um servio eficiente que todas as associaes comerciais oferecero aos seus associados, disse ao mostrar, atravs de recursos udio-visuais como ser o funcionamento deste projeto que est em fase conclusiva. Para o segundo semestre, possivelmente o sistema estar pronto para ser disponibilizado, prev o presidente do SCPC da Acim, que est acompanhando o desempenho do Carto pessoalmente.
O diretor administrativo da Acim, Jos Augusto Gomes, foi quem apresentou para os dirigentes uma srie de parcerias que esto sendo oferecidas s entidades de classe em que alguns servios so rentveis e outros no. Alertou para o cuidado com oportunistas, e destacou a necessidade das associaes serem criativas e irem ao encontro das necessidades de seus associados. Nem sempre o que queremos o que os comerciantes querem, falou ao sugerir que cada presidente converse mais com os lojistas associados para entender o desejo da maioria. A partir da, s buscar ser criativo, prtico, funcional e eficiente, explicou ao mostrar alguns exemplos que esto sendo desenvolvidos na Associao Comercial e Industrial de Marlia. |