O presidente da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim), Srgio Lopes Sobrinho, anunciou ontem (13) os dados do Servio Central de Proteo ao Crdito (SCPC), quanto ao nmero de consultas referente s comemoraes do Dia dos Namorados, neste ltimo final de semana, quando as lojas do comrcio de Marlia abriram na sexta-feira, dia 10, das nove s 22 horas, e no sbado das nove s 17 horas. Houve uma elevao de 14% maior em relao ao mesmo perodo do ano passado, anunciou o presidente que esperava algo entorno de 15%.
Em 2004 foram realizadas 39.867 consultas ao banco de dados do SCPC de Marlia. Este ano foi de 45.463 consultas no perodo de primeiro a 12 de junho. Medimos os primeiros 12 dias de junho de 2004, tambm, comparou Srgio Lopes Sobrinho que considera a poltica econmica recessiva e a falta de poder aquisitivo do consumidor como as principais causas de no haver uma elevao maior no volume de compras no comrcio em geral. Sem contar que cada vez mais os comerciantes esto utilizando as consultas ao SCPC para diminuir a inadimplncia e os golpes constantes no comrcio, independente das datas comemorativas, falou ao acrescentar nesta elevao, uma mudana de hbito do lojista que vem se conscientizando da importncia de se proteger de maus negcios.
Outro aspecto demonstrado pelo presidente da Acim foi quanto ao investimento realizado em campanhas segmentadas e em datas especficas que a Comisso de Promoo da Acim vem desenvolvendo ao longo dos ltimos anos. A concorrncia com o comrcio de outras cidades grande, comparou Srgio Lopes Sobrinho que considera de fundamental importncia este tipo de investimento promocional na regio, para atrair cada vez mais consumidores para a cidade de Marlia. Chamar o consumidor para dentro da loja um compromisso do lojista, frisou ao lembrar que este ano, novamente foi feito um investimento grande na mdia regional pensando em atrair 1,5 milho de pessoas num raio de 80 quilmetros.
Os dados do SCPC so as nicas ferramentas que a Acim tem para mensurar o movimento no comrcio de Marlia. Srgio Lopes Sobrinho esclarece que o fato de haver consulta no quer dizer que a venda do produto seja efetivada. Muitas vezes acontece de no ser possvel aceitar o cadastrado do consumidor e o negcio ser desfeito, lembrou ao acreditar que milhares de pessoas existiam nas ruas e shoppings da cidade, porm, se estavam comprando ou no, uma outra questo. Muitas vezes se v muita gente na rua, imagina que o comrcio est faturando muito e no bem assim, explicou. |