Dentre as vrias necessidades para se alcanar o sucesso no comrcio eletrnico, existem quatro que devem ser analisadas com mais ateno, para no fazer parte das estatsticas de empresas que fecham antes dos trs primeiros anos de vida.
Planejar o primeiro passo, isto , ter em mente as dificuldades que sero encontradas ao longo do processo, e maneiras de resolv-las da melhor maneira possvel. Essa antecipao aos eventuais acontecimentos no previstos exige preparao por parte do empresrio, e estratgias para colocar em prtica caso seja necessrio.
Com o planejamento traado o prximo passo escolher um produto ou servio que ser oferecido, que seja bom e possa sobreviver em meio a tantos outros no mercado.
Com o produto escolhido hora de partir para o desenvolvimento de um site, que seja muito bem desenhado e importante: que d resultados.
O site como a pea chave do sucesso, afinal ele quem cria o ambiente de loja e faz os visitantes e consumidores se sentirem vontade para efetuar suas compras. As informaes e benefcios do produto devem ser explcitos e o site deve possuir um sistema de fcil compreenso e sem complicaes, que transmita segurana e confiabilidade para que no crie receio da compra virtual.
O ltimo ponto a se preocupar com a promoo. Com o planejamento feito, produto escolhido e uma loja virtual pronta, preciso investir em propaganda e saber como fazer isso. Para atrair visitantes que posteriormente se tornem clientes, preciso conhecer o pblico alvo, quem so os potenciais compradores, atentando-se de que o perfil de quem compra on-line diferente do consumidor convencional.
Vencendo essas quatro bases do comrcio eletrnico, aumentam-se as chances de ser bem sucedido e alcanar grandes negcios na Internet.
Guilherme Mendona consultor para projetos em Internet.
|