O diretor administrativo da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim), Jos Augusto Gomes, avaliou a estatstica mensal no nmero de consultas ao banco de dados do Servio Central de Proteo ao Crdito (SCPC) da Acim, no ms de agosto, quando constatou uma elevao no nmero de acesso na ordem de 17,21%, comparado com o mesmo perodo do ano passado. a demonstrao de que cada vez mais os comerciantes esto se protegendo dos maus pagadores, afirmou o dirigente ao observar os 125.467 acessos, comparados com os 107.040 do ms de agosto do ano passado.
Segundo o documento da Acim existem vrias formas de consultas ao banco de dados da entidade como: SCPC, Usecheque, Consulta Jurdica, entre outras. O importante saber que todos os meses os nmeros de acesso crescem, o que representa um maior cuidado do lojista, opinou ao verificar crescimento em todos esses servios. Quanto maior foi a busca de informaes sobre crdito, menos riscos o comerciante passa a ter, disse Jos Augusto Gomes ao ressaltar que no momento de uma negociao, o comerciante que consultar o banco de dados do SCPC da Acim, passa a ter mais segurana em concluir uma venda.
O comparativo anual tambm apresenta elevao, porm, menor do que foi registrado no ms. Enquanto agosto atinge 17,21%, o acumulado do ano chega a 16,8% durante os oito meses de 2006 comparados com os primeiros oito meses de 2005. No ano passado foram 474.567 consultas diante de 895.252 registradas somente este ano. Como no poderia ser diferente, o ms de maio continua sendo o ms de maior acesso deste ano, com 129.743 consultas, no muito diferente dos meses de julho e agosto que tiveram 122.961 e 125.467 consultas respectivamente. O que pode apontar uma elevao nas vendas no comrcio, sugeriu o diretor da Acim.
Por no existir mecanismos de monitoram o comportamento das lojas no comrcio de Marlia, o nmero de acesso ao banco de dados do SCPC da Acim um dos instrumentos que a entidade utiliza para verificar o movimento nas lojas. Acredita-se que havendo maior negociao, mais consultas sero registradas. Mas a realidade no proporcional, garantiu o diretor ao afirmar que o fato de uma consulta ser realizada, no quer dizer que o negcio tenha sido concludo positivamente. Consultar no sinnimo de venda, falou ao apontar nmeros inferiores, quanto ao crescimento nas vendas. Em termos de venda ns trabalhamos com um crescimento na ordem de 5%, disse ao acreditar na superao de 1,5 milho de consultas neste ano. |