Os dados do Servio Central de Proteo ao Crdito (SCPC) da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim), apontam elevao no nmero de consultas ao banco de dados da entidade, o que representa para os dirigentes, que mais pessoas iniciaram uma negociao nas lojas associadas. Segundo o presidente da Acim, Srgio Lopes Sobrinho, a elevao de 12,51% no nmero de consultas ao SCPC, comparado com o mesmo perodo do ano passado, demonstra que comerciantes e consumidores iniciaram uma negociao. Consulta no sinal de negcio fechado, alertou o dirigente que utiliza essas informaes para mensurar o movimento no comrcio mariliense. Se mais negcios foram iniciados, entende-se que haviam mais pessoas interessadas em comprar, acredita.
No demonstrativo da entidade, a Semana do Consumidor desenvolvida pela Comisso de Promoo da Acim, formada por comerciantes voluntrios, no perodo de 16 a 23 de setembro, houve uma elevao de 12,51%, quando no ano passado foram realizadas 14.359 consultas diante das 27.406 deste ano. Ao comparar o nmero de consultas do comeo do ms at o trmino da campanha, tambm possvel verificar uma elevao na ordem de 10%, pois em 2005 foram 81.291 consultas realizadas, diante das 89.423 deste ano. A elevao no nmero de consultas tem outros fatores, acrescentou o diretor administrativo da Acim, Jos Augusto Gomes. Alm do aumento no nmero de scios da entidade, existem os casos preventivos contra golpes, que tambm fazem com que o nmero de consultas cresa, explicou o dirigente.
Na campanha da Semana do Consumidor a sexta-feira, dia 22, as lojas do comrcio de Marlia estiveram funcionando das nove s 22 horas, como de costume em campanhas como esta. No ano passado foram efetuadas 8.637 consultas ao banco de dados do SCPC da Acim, contra 10.062 consultas este ano, num nico dia. Foi uma elevao de 16,5% o que chamou a ateno dos dirigentes da Acim. Espervamos um crescimento, mas no superior a 10%, disse Srgio Lopes Sobrinho. Com o funcionamento das lojas no perodo noturno, acredita-se que mais pessoas estiveram freqentando o comrcio, completou Jos Augusto Gomes ao ratificar que nmero de consultas no representa volume de vendas.
Para o presidente da Acim fundamental que as lojas passem a consultar mais o banco de dados do SCPC para evitar prejuzos com vendas mal elaboradas. Ao consultar o CPF do cliente no momento da efetivao do negcio, mais seguro saber que os riscos so mnimos. Alm disso possvel evitar golpes com cheques roubados, clonados ou pessoas com restrio de crdito, frisou ao observar um interesse maior dos lojistas em cuidar de mecanismos de proteo ao credirio da loja. Uma venda mal feita somente o lojista quem perde: fica sem dinheiro e sem o produto, avisou. |