Guilherme Mendona
Para conseguir manter o bom funcionamento de uma prestadora de servios, e conseqentemente ter sucesso, necessrio que se priorize alguns pontos importantes.
Se for para ter uma sociedade, faa isso com aqueles que agreguem, o scio deve multiplicar, trazer novos clientes, ou conseguir atender melhor aqueles que j possuem.
Gaste o menos possvel, veja se realmente vale a pena montar um escritrio, j que hoje em dia a internet possibilita o trabalho distncia. Caso contrrio, se houver contratos fixos que possam suportar as instalaes, bom manter uma sala que possa gerar novos negcios, j quem possui rendimento varivel no deve se arriscar.
Procure mercados que estejam em expanso, e com perspectiva. Se preocupe com seus concorrentes, crie um diferencial para seus clientes, afinal esses o esto contratando para aumentar seu faturamento e ou reduzir seus custos, e no o contrrio.
Apresentando vantagens como preo, qualidade, bom atendimento aos seus clientes faz com que estes sejam fiis ao seu servio.
Trabalhe com um bom contrato, quem vende servios deve especificar com detalhes o servio prestado, para que o trabalho se torne concreto. Quanto mais especificados, menores sero os problemas futuros.
Empresas pequenas devem procurar clientes grandes e bons, embora no comeo seja normal trabalhar com muitos clientes, mas que o retorno representa pouco.
Mantenha o respeito com seus clientes, fornecedores e funcionrios. Seja tico e sempre faa seu servio de forma profissional, para que um cliente de hoje possa te indicar para um cliente de amanh, uma rede contatos positiva importante.
E por ltimo, mas no menos importante: no perca o foco do negcio, lembre-se sempre do objetivo inicial, de quando a empresa foi estabelecida. Procure manter o equilbrio entre objetivos financeiros, para o bom fluxo dos negcios, e ao mesmo tempo queles objetivos que impulsionaram a existncia da empresa.
Guilherme Mendona gerente de negcios da Impact, empresa de assessoria a Internet de Marlia |