O comportamento de compra dos consumidores da cidade de Marlia o tema principal de uma Pesquisa que ter os resultados apresentados em reunio na sede da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim), s 20 horas, deste dia primeiro de dezembro, no auditrio da entidade, num trabalho realizado por alunos da Univem, com o objetivo de identificar que tipo de comportamento de compra tem os consumidores marilienses, bem como de identificar o grau de satisfao dos entrevistados em relao aos produtos e servios prestados pelas lojas do centro comercial mariliense. So informaes interessantes e que vo ajudar na melhoria do desenvolvimento do comrcio em geral, falou o presidente da entidade, Srgio Lopes Sobrinho.
A Pesquisa levantou quais so os principais produtos comprados pelos consumidores do centro de Marlia e freqncia de compra; identificou qual o tipo de promoo de vendas mais agradvel aos consumidores do centro; apontou em qual poca do ano costumam comprar com mais freqncia; apresentou os fatores mais valorizados em uma loja, no ato da compra atendimento, prazo de pagamento, beleza, preo, variedade de produtos, promoes, marcas dos produtos, entre outros; bem como identificou o perfil scio-econmico dos consumidores do centro da cidade de Marlia escolaridade, faixa etria, sexo, profisso, renda familiar, local de entrevista e regio de residncia;
A coleta de dados foi feita por meio de questionrios estruturados no disfarados, com perguntas abertas e fechadas. Os treinamentos dos pesquisadores foram realizados em reunies de trabalho com todos os entrevistadores presentes, garantindo igual capacitao tcnica de cada um no assunto em questo. Foram realizados pr-testes, para a verificao da eficcia do modelo de questionrio. A equipe tem um supervisor responsvel pelo controle de desempenho dos entrevistadores, conferncia e verificao dos questionrios, em cada local estipulado. Houve checagem de 10% dos questionrios por sorteio e verificao de 100% pelos supervisores da equipe.
O cronograma de atividades contou com: Elaborao do questionrio produzido; Aplicao da pesquisa; Tabulao dos dados e Relatrio da pesquisa. Necessitamos de 20 dias para concluir os trabalhos, lembrou o presidente da Acim que considera importante a pesquisa realizada, por ser pioneira e que ir ajudar muito na elaborao de projetos estratgicos. Essa parceria com a Univem o incio de uma srie de aes que vamos fazer em conjunto, acrescentou Srgio Lopes Sobrinho, ao discutir detalhes sobre a pesquisa com o Professor Cludio Luiz Chiusoli, Docente da disciplina de pesquisa de marketing da Univem, responsvel pela atividade em desenvolvimento. |