Guilherme Mendona
Essa dvida pode ser respondida partindo de duas situaes diferentes: um empresrio que j tem seu negcio consolidado, e pretende utilizar a internet como um novo canal de comercializao e negcios, e a do empreendedor, que busca montar seu negcio j na internet, sendo voltada para o consumidor final ou para o comrcio entre empresas.
Para os atuantes do comrcio tradicional, a utilizao da internet deixou de ser uma escolha e passou a ser uma necessidade estratgica.
A grande maioria das empresas j tem alguma ligao com a internet, podendo ser desde apenas um site institucional, passando para um catlogo eletrnico de produtos, em razo do relacionamento mais gil com clientes, fornecedores, funcionrios ou distribuidores, via web, at a implantao de uma loja virtual onde as vendas so totalmente realizadas eletronicamente.
Esse avano foi rpido, e os empresrios perceberam que o ambiente da internet era mais eficiente e com custos mais baixos, se comparados com a utilizao da estrutura anterior de hardware e software. A internet abriu as portas das empresas, chegando at todos os pontos, pois ultrapassa as barreiras fsicas de distncia. Nem preciso ter toda uma infra-estrutura, mas os concorrentes podem se aproveitar dessa vantagem, ganhando mais agilidade e produtividade.
Existe muito espao para novos empreendimentos na internet, pois o mercado j gira em torno de 1,1 bilho de internautas em todo o mundo e algo ao redor de 25 milhes no Brasil.
O faturamento das empresas de varejo on-line vem crescendo a taxas de 40% ao ano desde 2001, e as boas empresas do setor esto indo muito bem.
O Submarino um bom exemplo, j que fechou o ano passado com um lucro de R$ 18,7 milhes e faturamento de R$ 547 milhes, o que representa um crescimento de 192% em relao ao ano anterior.
Deve-se aproveitar as brechas nesse mercado, e preciso planejar muito bem o negcio.
desperdcio de tempo e dinheiro tentar logo de cara concorrer com os grandes varejistas da internet, pois esses investiram milhes para montar seus empreendimentos, e disponibilizam milhares de itens nas suas lojas.
O pequeno empreendedor deve fazer uma pesquisa no mercado, e encontrar segmentos que ainda so pouco explorados. Comear a trabalhar com um nmero reduzido de produtos, para demandar menor investido, e assim ir crescendo aos poucos, obtendo reconhecimento, at chegar a ser lder de mercado dentro do seu segmento.
Um fator mais que positivo atualmente, que muito fcil de se encontrar bons provedores de servios na internet, tais como hospedagem, desenvolvimento de lojas virtuais, e at mesmo solues de lojas prontas.
Guilherme Mendona gerente de negcios da Impact, empresa de assessoria a Internet de Marlia |