Guilherme Mendona
O CRM Gerenciamento das Relaes com Clientes tem como objetivo a melhoria da rentabilidade por meio da fidelidade com os seus clientes, ampliao do tempo de vida til, e agregar valor relao que a empresa mantm com os seus clientes, ampliando assim os seus negcios.
Para que o CRM alcance seu real objetivo, preciso conhecer alguns aspectos que so determinantes para o seu sucesso nas empresas, tais como:
- O relacionamento entre pessoas. Isso simples e um tanto bvio, porm muitas vezes esse fator acaba sendo esquecido;
- As pessoas que se relacionam devem estar motivadas e habilitadas para isso;
- Lderes devem praticar relacionamento dentro da prpria empresa, e isso pode acontecer em eventos internos, reunies de projeto ou trabalhos em grupo, como tambm em comemoraes em datas festivas;
- Deve ser realizado um levantamento de necessidades de treinamento, que deve levar em considerao a viso do cliente. preciso agregar conceitos modernos e atuais em CRM em contedos bsicos, tais como: atendimento a clientes; vendas eficazes; excelente call center; novas habilidades de liderana, dentre outros;
- Para ser efetivamente implementado, o CRM deve estar expresso na viso da empresa, havendo comprometimento em fornecer produtos e servios que atendam s expectativas e mudanas de comportamento de seus clientes estratgicos;
- O CRM no existe sem redesenho de processos, e para que isso ocorra, os detentores de conhecimento devem estar dispostos a colaborar;
- A empresa deve possuir tecnologia suficiente para registrar e processar as informaes de seus clientes, a interao com eles, e conseqentemente o resultado delas.
O CRM exige um aprendizado constante, acrescentar conhecimento ao grupo, a empresa precisa realmente aprender a se relacionar adequadamente com os seus clientes, mostrando habilidade, motivao e confiana para os mesmos.
So necessrias dinmicas em grupo que sejam adequadas s praticas de um CRM eficaz, com regras de conduta e processos que sejam eficientes, e que haja uma continuidade, uma reviso a atualizao dos processos freqentemente.
Cabe aos colaboradores estarem sempre dispostos a enfrentar as mudanas e as diferenas existente de um cliente para outro, e principalmente as mudanas na realizao desse atendimento, j que os atributos de valor dos clientes esto em constante mutao. |