O presidente da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim), Srgio Lopes Sobrinho, est encaminhando um oficio pedindo explicaes para a Empresa Telecomunicaes de So Paulo Telesp (Telefnica) por ter desativado a conexo telefnica da entidade, sem um aviso prvio. Ficamos incomunicveis, disse o presidente que no conseguiu resolver o problema num curto espao de tempo. Deixamos de oferecer, aos nossos associados, informaes importantes, bem como esclarecimentos legais que so comuns no dia-a-dia, lamentou o presidente que vai providenciar um documento sobre os prejuzos causados.
O que surpreende o dirigente que normalmente a Telefnica faz um anncio, avisa a regio, e explica com antecedncia o que ser feito, para que os usurios tomem providncias e aguardem a concluso do servio. No recebemos nenhum comunicado oficial, to pouco um aviso, ou qualquer tipo de informao neste sentido, disse ao acreditar ser uma falha grave da companhia telefnica. A manuteno tem que ser feita, disse. No esta a questo. O problema interromper sem avisar, falou em tom de desconfiana pois no acredita que uma empresa do porte da Telefnica cometa erro to primrio e fique sujeito a interpelaes judiciais de perdas e danos, de quem quer que seja.
No perodo das nove s 11 horas da segunda-feira, dia 15, quem ligasse para a Acim recebia o sinal de ocupado, e ficou impossvel efetuar qualquer ligao por parte da entidade. Quando conseguimos falar com algum da Telefnica, o que no foi fcil, ainda disseram que a manuteno seria at as 19 horas, explicou o presidente da Acim que estuda com a diretoria e com os advogados da entidade, a possibilidade de interpelar judicialmente a Telefnica pelo transtorno e prejuzos causados por este ato, considerado por ele, como deselegante, nada profissional e se irresponsabilidade.
Mesmo no tendo conexo telefnica temporariamente, alguns comerciantes da cidade nada sentiram, pois acessam o banco de dados do Servio Central de Proteo ao Crdito (SCPC), via internet, que independe da telefonia. No deixamos de atender todos os associados, pois temos sistemas alternativos de acesso ao SCPC, exatamente pensando em situaes como esta, que estamos sempre sujeitos, falou ao sugerir aos associados que procurem nunca ter apenas um sistema de conexo, para no ficar desprotegido por falta de informaes do SCPC. Quem tem dois tipos, pode ficar com apenas um. Quem tem apenas um, pode ficar sem nenhum, falou sem querer justificar pois se a Acim paga corretamente pelos servios da Telefnica, merece ser bem atendido e ser informado com antecedncia sobre qualquer manuteno na rede, segundo o presidente da entidade. Vou exigir explicaes, garante. |