Guilherme Mendona
As empresas devem adotar uma poltica de e-mails a fim de se protegerem do descuido de seus colaboradores, ou at mesmo do mau uso das ferramentas que a empresa os oferece.
Para estabelecer essas polticas o primeiro passo a formulao de regras claras e objetivas, que faam o colaborador entender que o e-mail da empresa deve ser somente utilizado para os assuntos pertinentes ao trabalho.
Quando a utilizao do e-mail feita de maneira informal, isso pode ser prejudicial empresa, com comentrios que possam surgir eventualmente.
Os funcionrios acabam no avaliando a real necessidade de envio de e-mails, e acabam por enviar piadas obscenas, e palavreados que possam ser ofensivos.
Deve-se considerar tambm o tempo que perdido pelos funcionrios, quando estes dedicam parte de seu tempo lendo/ escrevendo/ reenviando e-mails cujos assuntos fogem aos interesses de trabalho.
Outro ponto a ser discutido sobre os danos que os e-mails causam, tais como recebimento de vrus, atravs de anexos, que acabam por danificar as mquinas da empresa, causando um grande transtorno para serem reparadas.
Os princpios bsicos so:
-O e-mail no deve conter quaisquer textos ilegais, difamatrios ou ofensivos;
-Deve ser profissional e educado;
-Todos os e-mails que contenham insinuaes sexuais e/ou racistas devero ser proibidos;
-O e-mail para uso do negcio e no para uso particular;
-Todos os e-mails so de propriedade da empresa, mesmo que estes tenham sido armazenados em backup, ou que tenham sido deletados do Outlook;
-Deixar claro que funcionrios que violarem a poltica de e-mail estaro sujeitos a medidas disciplinares, at mesmo demisso por justa causa.
Guilherme Mendona gerente de negcios da Impact, empresa de assessoria a Internet de Marlia |