O presidente do Sindicato Rural de Marlia, Yoshimi Shintaku, avaliou a recente pesquisa da National Coffee Association, que aponta uma elevao no consumo de caf nos Estados Unidos, o que ir estimular uma maior produo do gro em todo o Mundo, inclusive, no Brasil. Segundo esta pesquisa o consumo de caf nos Estados Unidos tem crescido nos ltimos anos graas ao sucesso do segmento de cafs especiais, em que 77% da populao adulta americana (acima de 18 anos) consomem caf diariamente ou pelo menos uma vez por semana. Essa uma mudana de comportamento favorvel ao mercado internacional, disse o presidente ruralista de Marlia.
Ao comparar com os dados anteriores, houve um acrscimo de 1,8 milho de consumidores dirios da bebida e de 10,2 milhes no nmero de consumidores que bebem caf semanalmente. Os cafs especiais comandaram esse desempenho, disse Yoshimi Shintaku ao observar que nos ltimos cinco anos o nmero de consumidores dirios deste segmento pulo de sete milhes para 27 milhes.
O mais interessante do sucesso dos cafs especiais o fato de que comea a melhorar a imagem do caf entre os consumidores jovens. Isso porque foi justamente entre os jovens que o consumo de caf apresentou maior retrao nas ltimas dcadas. Em 1962, 81% da populao de 20 a 29 anos nos EUA consumiam caf, enquanto em 1990 essa participao caiu para apenas 31,2%. O aumento dos investimentos em marketing tem conseguido atrair a gerao mais jovem para este mercado, acredita Yoshimi Shintaku ao chamar ateno no crescimento de lojas de convenincia ou coffee shops.
Para o presidente do Sindicato Rural de Marlia o momento oportuno ao produtor rural para que invista na propriedade e neste segmento, sempre buscando tecnologia e principalmente qualidade no produto. Esses dois detalhes fazem a diferena, falou ao comentar que em razo da concorrncia internacional e at nacional, o produtor que no estiver devidamente preparado no deve arriscar. um mercado crescente, mas quem est nele no pode vacilar em todos os sentidos, disse ao lembrar que somente nos Estados Unidos o caf especial totalizou negcios entorno de dez bilhes de dlares em vendas no varejo somente em 2001.
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