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Título: Consumidores passam a comprar roupa por impulso
 
Jos Augusto Gomes faz avaliao de pesquisa sobre o comportamento do consumidor quanto a confeces
 
O comportamento do consumidor brasileiro quanto a compra de roupas passou a ser medido pelos institutos de pesquisa, como forma de descobrir quais so os critrios utilizados na hora de comprar. Segundo o superintendente da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim), Jos Augusto Gomes, o consumidor adora comprar roupas e chega a adquirir artigos de vesturio at trs vezes ao ms. Para o lojista, conquistar um cliente exigente atender requisitos como preo e qualidade, comentou o dirigente ao observar os nmeros apresentados por recente pesquisa desenvolvida pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Iemi), com o tema: Pesquisa Comportamental do Comrcio Varejista.

O trabalho realizado analisou tanto o mercado potencial como o comportamento de compra. O estudo ouviu 5 mil homens e mulheres acima de 15 anos, de todas as classes sociais, sobre a ltima compra realizada. Na mdia, 68% dos entrevistados declararam comprar mensalmente artigos de vesturio e 48% fizeram isso por impulso. Os clientes das classes A e B relacionam o conforto, a qualidade do tecido, o caimento e o acabamento. Curiosamente, preo e marca no ocupam o topo da lista. Isso tambm ocorre nas classes C, D e E. Eles relacionam os mesmos motivos das pessoas com maior poder aquisitivo. Com uma exceo: para elas, a grife mais importante que o preo.

Na hora de escolher onde comprar, os grupos tm comportamentos bem diferentes. Os clientes de maior renda procuram conforto e acessibilidade: 47% preferem shoppings e lojas do prprio bairro. J o consumidor de menor renda procura variedade nos centros das cidades. A cala jeans o produto mais procurado entre os entrevistados com 66% das lembranas, disse Jos Augusto Gomes ao considerar a pesquisa como um excelente referencial para anlise de pesquisadores e lojistas. Outra mudana significativa do comportamento do consumidor brasileiro: 47% das vendas foram pagas vista. O destaque foi a ampliao de uso de cartes de lojas de grandes redes, usados para realizar 34% dos pagamentos. Esse um detalhe interessante neste trabalho, comentou ao avaliar os dados.

Na opinio do superintendente da Acim o comrcio de Marlia est bem servido de lojas de confeces para todas as idades, e com poder aquisitivo variado. Acredito que tanto as lojas do centro, dos bairros e dos shoppings contam com um universo grande de consumidores que passam a comprar roupas tanto por necessidade, quanto por impulso, comentou o dirigente que acredita no crescimento do volume de vendas neste segmento comercial nesta poca do ano. No existe data mais propcia para isso, falou.
 
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