O presidente da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim), Srgio Lopes Sobrinho, faz um alerta aos comerciantes em geral, quando a cobrana fixa de 0,38% do novo Imposto sobre Operaes Financeiras (IOF), instituda pelo Governo Federal no comeo do ano e que ir dificultar o trabalho de parte de empresrios que utilizam emprstimos constantes para o desenvolvimento da atividade na empresa. A estimativa de que este porcentual encarece em quase quatro vezes o valor do recolhimento do tributo nas operaes de factoring, disse o dirigente ao se informar sobre o assunto. O imposto, como determina uma resoluo do Banco Central que regulamenta o negcio, deve ser pago pelo cliente, disse o presidente da Acim.
Segundo Srgio Lopes Sobrinho muitas empresas de micro e pequeno porte recorrem ao factoring como forma de girar o dinheiro mais rpido, para a compra de mercadorias e pagamentos de impostos. Sem contar aqueles que esto com inadimplncia elevada e que precisam saldar as dvidas fixas, comentou o dirigente preocupado com esta situao, pois no descarta o repasse ao consumidor. um processo natural, comentou ao saber da Ao Direta de Inconstitucionalidade (Adin) em tramitao desde 1998 cujo mrito o Supremo Tribunal Federal (STJ) ainda no julgou. O objetivo das empresas de factoring ter o reconhecimento de que as operaes das factorings sejam atividades mercantis e no financeiras, o que eliminaria o imposto sobre o financiamento, diminuindo o custo do servio.
Para se ter uma idia sobre a importncia dessas empresas no segmento empresarial, o movimento delas para o fomento mercantil grande. Somente em 2006, ltimo fechamento anual existente, 746 empresas de factoring movimentaram R$ R$ 60,3 bilhes em todo o Pas, em operaes para 125 mil pequenas e mdias indstrias e estabelecimentos comerciais. O ano passado deve ter fechado a carteira em R$ 75 bilhes. Segundo a Associao Nacional das Sociedades de Fomento Mercantil (Anfac), 80% dos clientes das factorings so pequenas indstrias e prestadores de servios e 20% pequenos e mdios lojistas.
O presidente da Acim sugere um estudo melhor neste sentido, principalmente uma reviso de planejamento estratgico das empresas. de fundamental importncia de que o empresrio se programe melhor, tome decises com mais segurana e se informe bem sobre o cliente, para no ter surpresas desagradveis, sugeriu. |