O superintendente da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim), Jos Augusto Gomes, analisou recente Pesquisa Trimestral de Inteno de Compra no Varejo para bens durveis do Programa de Administrao de Varejo (Provar), da Fundao Instituto de Administrao (Fia) da Universidade de So Paulo (Usp). O trabalho prev que nos trs primeiros meses de 2008, o consumidor est mais inclinado a comprar artigos de cine e foto, de acordo com 12,4% dos entrevistados, em So Paulo na semana passada, quando citaram esses itens como produtos de interesse para aquisio imediata. Essa uma tendncia que devemos levar em considerao no comrcio em geral, disse o dirigente mariliense.
Foram ouvidas 500 pessoas com renda mensal mdia de R$ 1,7 mil. Em seguida, aparecem material de construo, com 7,8%, e informtica, com 7,6%. Na pesquisa realizada esses produtos desbancaram a categoria de telefonia e celulares, com 7% de inteno, eletroeletrnicos (6,8%) e linha branca (6,4%), as vedetes no ltimo trimestre e no Natal do ano passado. Pelo que se percebe a inteno de compra depende de uma srie de variveis, disse Jos Augusto Gomes. Mas hoje podemos afirmar que o varejo est mais moderno e o consumidor, com renda familiar de at R$ 1,7 mil, mais consciente e sabendo lidar melhor com o crdito, opinou o dirigente ao analisar comentrios de especialistas no assunto.
NOVA ERA De acordo com a tendncia de comportamento do consumidor, segundo o superintendente da Acim, o consumidor est mais otimista, no momento, para ir s compras. O dirigente acredita que as razes podem ser os prazos mais longos de credirio, e a reduo de taxas de juros no varejo em 2007, que caram nove pontos percentuais na ponta. Para os tcnicos a inteno de compra medida pelas respostas de quem no vai adquirir nenhum bem durvel no trimestre. Na pesquisa, esse ndice ficou em 43,4%, o que significa que 56,6% pretendem ir s compras. A negativa de consumo tinha 54,8% no primeiro trimestre de 2007.
Na pesquisa atual, por categoria, cine e foto foi a que apresentou maior variao na inteno de compra, com crescimento de 169,57%. O item: eletroeletrnicos teve crescimento de 54,5%, e material de construo, 30%. O destaque negativo ficou com a linha branca, que caiu 25,5% nos planos de consumo em relao ao apurado entre janeiro e maro do ano passado. No primeiro trimestre de 2007, o segmento respondeu por 6,4% das intenes de compra. No ltimo trimestre do ano passado, planos de comprar artigos de linha branca eram compartilhados por 10,2% dos consumidores e, entre janeiro e maro de 2007, por 8,6%. |