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Título:
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Acim chama ateno para a moeda de dois reais |
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Srgio Lopes Sobrinho, presidente da Acim, a favor da moeda de dois reais |
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O Banco Central lana as novas moedas de dois reais no mercado brasileiro, e o presidente da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim), Srgio Lopes Sobrinho, alerta os comerciantes para a novidade. A imagem do caqui em moedas comemorativas homenageia o centenrio da Imigrao Japonesa no Brasil. E tambm agricultores de origem nipnica que difundiram a fruta, cujo nome vem do japons. Sero cunhadas dez mil moedas de R$ 2,00. Alguns comerciantes desavisados podem achar estranho, acredita o dirigente que espera facilidades com a nova moeda.
Segundo o dirigente unnime a reclamao sobre a falta de troco na vida dos lojistas. Os 6 bilhes de moedas em circulao no do conta do recado. O Banco Central (BC) promete liberar mais 400 milhes de unidades at o final do ano. Palavra do chefe do Departamento do Meio Circulante do BC, Joo Sidney de Figueiredo Filho. A inteno , ao menos, minorar o problema. No tenha dvida de que a moeda mais prtica e tem uma vida til infinitamente maior do que a moeda de papel, comparou Srgio Lopes Sobrinho ao considerar vlida a homenagem definida pelo Governo Federal.
Recente pesquisa do prprio BC, realizada no ano passado, mostra que a falta de troco decorrncia, em grande parte, do costume popular de guardar as moedas ou utiliz-las apenas esporadicamente. Nada menos que 74% dos entrevistados confessam: quando recebem as moedinhas, no acham necessrio pass-las adiante. J foi pior. Segundo pesquisa semelhante, feita em 2005 pelo Dataprev, 80% dos consumidores tinham o costume de enfurn-las em cofrinhos. Esse hbito precisa mudar, pois os lojistas preferem as moedas para a facilidade no troco, falou o presidente da Acim ao recordar que o problema da falta de moedas comeou nos anos 1980 e 1990. compreensvel de que mais moedas no mercado, ajuda na inflao, comentou. Mas a idia deveria ser em trocar a moeda metlica pela moeda de papel, da seria melhor para todos, sugeriu.
A situao ainda mais grave porque 77% dos brasileiros fazem compras e pagam todas as suas contas com dinheiro vivo, como mostra o levantamento do BC. Esse ndice j foi maior. Em 2005, o mesmo trabalho apontava que 87% dos consumidores quitavam seus dbitos em espcie. A preferncia nacional deixa longe as outras formas de pagamento, como o carto crdito, com 11% no ano passado, de dbito (8%) e cheques (3%). Os cartes ganharam espao nos ltimos meses. Em 2005, eles participavam com 5% nas formas de pagamento. O cheque tinha os mesmos 3%. |
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