O presidente do Sindicato Rural de Marlia, Yoshimi Shintaku, lamentou a demora de um incentivo maior na agricultura brasileira, por parte do Governo Federal, visando a administrao da inflao. Segundo o sindicalista a estratgia de direcionar investimentos para o setor agrcola, principalmente para produtos de exportao, no ser a soluo para controlar a inflao. Demorou muito e no ser assim que o Governo vai conseguir controlar a elevao da inflao, disse Shintaku ao lembrar que as safras desses produtos ocorrem no final do vero, em fevereiro ou maro. At l a agricultura no vai interferir na inflao, falou.
Diante dos fatos o presidente do Sindicato Rural de Marlia acredita que ser necessrio que o Governo tome medidas urgentes para conter a demanda e, nesse caso, resta ao governo a opo de reduzir o acesso ao crdito, ou seja, aumentar a taxa de juros. Isso sim ir afetar qualquer um, e mais uma vez o proprietrio rural, lamentou ao defender que as solues econmicas e sociais esto na agricultura. Somente produzindo que se ter emprego e ganhos, repetiu ao ver na agricultura chances de mo de obra e produo de alimentos.
O comentrio do lder sindical mariliense se deve em razo de que aps se reunir com o presidente Luiz Incio Lula da Silva, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, anunciou o incremento na produo de alimentos como vrtice da luta contra a inflao. O governo vai lanar o Plano Agrcola e Pecurio, para a safra 2008-2009, no dia 3 de julho. O novo pacote agrcola vai destinar a agricultores empresariais R$ 65 bilhes para financiar a prxima safra. O governo vai investir ainda outros R$ 13 bilhes na agricultura familiar.
Segundo Yoshimi Shintaku esse o tipo de pacote que no reage de forma rpido como a crise econmica exige. O exemplo disso ocorreu com o preo do arroz, lembrou o presidente do Sindicato Rural de Marlia ao recordar a relao oferta/demanda do mercado brasileiro que no justificava a elevao do preo do arroz. A produo era suficiente para atender a demanda, tanto que, em maro, o preo do arroz estava at caindo. O que aconteceu foi que o preo do arroz subiu no mundo e o agricultor brasileiro percebeu que era mais interessante vender no mercado internacional, falou. A, o preo do arroz no Brasil, imediatamente, comeou a subir, exemplificou.
Segundo os especialistas os mercados so cada vez mais integrados e, mesmo que se aumente a produo domstica agrcola, isso no se refletir tanto no mercado interno, em razo da globalizao que tem a caracterstica de generalizar compradores e vendedores no Mundo todo. A globalizao reduz o poder do governo sobre o seu prprio pas, disse Yoshimi Shintaku. |