Dirigentes da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim) e do Escritrio Regional do Servio Nacional de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae), apresentam na manh de quarta-feira, dia 23, na sede da entidade associativa, um programa que ser desenvolvido em conjunto com grupos empresariais de diversas regies da cidade de Marlia. Denominado Programa Impacto, o trabalho visa sensibilizar empresrios, definir reas de atuao, promover diagnstico, identificar aes necessrias, atrair parceiros e elaborar um cronograma fsico-financeiro. Ser uma atividade a mdio e a longo prazos, anunciou Srgio Lopes Sobrinho, presidente da Acim. Vamos desenvolver uma atividade que impulsionar o potencial das empresas, prometeu Fabio Ravazi Gerlach, gerente do SEBRAE em Marlia.
O objetivo do programa atrair empresrios do segmento de comrcio varejista de todas as regies da cidade de Marlia. A idia dos dirigentes da Acim e do SEBRAE aumentar a competitividade das empresas do comrcio local, atravs de aes nas reas de gesto, tecnologia e mercado, visando o desenvolvimento econmico do municpio, contribuindo para aumentar a sobrevivncia e sustentabilidade das micro e pequenas empresas. Vamos utilizar a fora de unio entre os comerciantes por parte da Acim, com as ferramentas de conhecimento disponveis no SEBRAE, falou o vice-presidente da Acim, o comerciante Mauro Celso Rosa, que considera este programa como vital para alguns empresrios. Os pequenos e micro empresrios necessitam de conhecimento e assessoria, disse o dirigente.
A inteno deste trabalho em conjunto tem como estratgia aumentar a capacidade de gesto empresarial, aes de sobrevivncia e sustentabilidade das empresas envolvidas, bem como o fortalecimento de movimentos associativistas. Est mais do que comprovado de que o empresrio s ser forte se ele estiver unido, ressaltou o segundo vice-presidente da Acim, o empresrio Romildo Raineri Jnior. Com aes de propsitos coletivos mais fcil a busca por solues em comum, disse o dirigente que defensor de trabalhos desta natureza. O Programa Empreender um exemplo disto, recordou o comerciante Ailton Bezerra da Silva, terceiro vice-presidente da Acim, ao lembrar de outro trabalho desenvolvido na cidade numa unio entre as foras da Acim e do SEBRAE.
Segundo dados do SEBRAE Nacional os ramos do comrcio varejista nas reas de vesturio, materiais de construo e mercearias, so as empresas de maior nmero como micro-empresa. No entanto, as reas de materiais de informtica, escritrios, de construo e bebidas o segmento com maior taxa de expanso de micro-empresas. Queremos envolver os lojistas, prestadores de servios e industriais para este trabalho especfico de capacitao em gesto empresarial de forma prtica, frisou Srgio Lopes Sobrinho, que estar ao lado de Fbio Ravazi Gerlach, anunciando a parceria junto ao Programa Impacto. |