Representantes da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim), do Servio Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Servio de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae), estiveram reunidos com comerciantes localizados na Zona Norte da cidade de Marlia, quando apresentaram detalhes sobre o Programa Impacto, em desenvolvimento entre os parceiros. Foi um encontro proveitoso e oportuno quando esses comerciantes souberam o que o programa prope, disse o presidente da Acim, Srgio Lopes Sobrinho. Eles observaram o quanto este programa pode ajud-los a crescer, acrescentou Hassao Matsuno, gerente da unidade do Senac de Marlia. Mostramos o que e como vai ser o desenvolvimento do programa, falou Sidney Ramalho, do Escritrio Regional do Sebrae em Marlia.
Denominado Programa Impacto, o trabalho visa sensibilizar empresrios, definir reas de atuao, promover diagnstico, identificar aes necessrias, atrair parceiros e elaborar um cronograma fsico-financeiro. O objetivo do programa atrair empresrios do segmento de comrcio varejista de todas as regies da cidade de Marlia. A idia dos dirigentes da Acim, Senac e Sebrae aumentar a competitividade das empresas do comrcio local, atravs de aes nas reas de gesto, tecnologia e mercado, visando o desenvolvimento econmico do municpio, contribuindo para aumentar a sobrevivncia e sustentabilidade das micro e pequenas empresas.
A inteno deste trabalho em conjunto tem como estratgia aumentar a capacidade de gesto empresarial, aes de sobrevivncia e sustentabilidade das empresas envolvidas, bem como o fortalecimento de movimentos associativistas. Com aes de propsitos coletivos mais fcil a busca por solues em comum, disse o presidente da Acim defensor de trabalhos desta natureza. O Programa Empreender um exemplo disto, recordou Srgio Lopes Sobrinho, ao lembrar de outro trabalho desenvolvido na cidade numa unio entre as foras da Acim, Facesp e do Sebrae.
Segundo dados do SEBRAE Nacional os ramos do comrcio varejista nas reas de vesturio, materiais de construo e mercearias, so as empresas de maior nmero como micro-empresa. No entanto, as reas de materiais de informtica, escritrios, de construo e bebidas o segmento com maior taxa de expanso de micro-empresas. Queremos envolver os lojistas, prestadores de servios e industriais para este trabalho especfico de capacitao em gesto empresarial de forma prtica, frisou Srgio Lopes Sobrinho. |