Considerado o melhor perodo de vendas no comrcio em geral, o presidente da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim), Srgio Lopes Sobrinho, est chamando a ateno dos comerciantes da cidade quanto a qualidade no atendimento ao consumidor que estar em grande nmero nas principais ruas da cidade. Marlia como plo regional de consumo, atraindo 1,2 milho de pessoas, deve estar preparada para atender a todos, disse o dirigente ao destacar que existiro muitas formas de atrair o consumidor para as lojas.
Segundo o dirigente em recentes pesquisas desenvolvidas nos principais centros comerciais do Pas, uma mdia de 31% de consumidores indecisos para as compras de fim de ano, colocaram como principal critrio de escolha, a qualidade no atendimento. Isto quer dizer que muita gente no sabe o que comprar, mas se sentirem bem nas lojas, podem se decidir de forma imediata, disse Srgio Lopes Sobrinho ao observar a pesquisa desenvolvida pela Ipsos Public Affair. Saber o que o consumidor quer a principal informao, acrescentou o dirigente.
Com a preocupao de encontrar um diferencial entre as lojas, os comerciantes devem, segundo o presidente da Acim, respeitar os consumidores em todos os nveis. Para 95% dos 1.250 entrevistados em So Paulo, Porto Alegre, Rio, Recife e Belo Horizonte, o bom atendimento mais importante do que o preo e a qualidade dos produtos e servios. O ndice aumentou 6% ante o levantamento de 2007, com 89%. No s loja bonita, preo convidativo e variedade de produtos, destacou. Tem que atender bem. O atendimento faz a diferena, disse Srgio Lopes Sobrinho que tem conversado com diversos comerciantes neste sentido.
A pesquisa desenvolvida mostra ainda que, para 94% dos entrevistados, a satisfao das compras est na qualidade dos produtos e servios. O preo considerado primordial para 89% dos entrevistados, seguido de responsabilidade ambiental (81%), responsabilidade social (80%), monitoria da satisfao do cliente (75%) e propaganda tica, sria e comprometida (72%). Para especialistas em marketing e varejo, para o sucesso das vendas em perodos de Natal no basta anunciar que os itens da loja esto em oferta. Isso todo mundo faz. preciso investir na diversificao das mdias, manter os estoques com capacidade imediata de atendimento e principalmente treinar os funcionrios para atendimento diferenciado e se possvel, personalizado. |