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Título:
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Acim, Sebrae e Senac desenvolvem pesquisa |
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Srgio Lopes Sobrinho gostou dos resultados apresentados no Projeto Impacto desenvolvido pela Acim, Sebrae e Senac |
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Dirigentes da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim), do Servio Brasileiro de Apoio as micro e pequenas empresas de So Paulo (Sebrae-SP) e do Servio Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-SP), estiveram reunidos na sede da associao comercial para a demonstrao dos resultados obtidos de uma pesquisa realizada junto ao empresariado, cuja a finalidade foi a de verificar as potencialidades de diversos segmentos comerciais da cidade de Marlia. Foram ouvidos 170 empresrios que aderiram ao Projeto Impacto, quando nos meses de outubro e novembro eles responderam um questionrio especfico. Foi um trabalho dividido em trs fases, lembrou o presidente da Acim, Srgio Lopes Sobrinho.
As trs etapas foram dividas nos Mdulos: 1 Diagnstico tecnolgico; 2 Cliente Oculto; 3 Consultoria, apoio tcnico e levantamento de necessidades. O diagnstico tecnolgico e o atendimento percebido nas empresas representaram subsdios para o levantamento das necessidades locais com foco nas tomadas de deciso, disse o gerente do Escritrio Regional do Sebrae em Marlia, Fbio Ravazi Gerlach. Primeiramente buscou-se estabelecer o diagnstico tecnolgico das empresas envolvidas e foi usado, como instrumento de pesquisa, o formulrio e, como sujeito, o gestor da empresa comercial, explicou o gerente da unidade do Senac em Marlia, Hassao Matsuno.
Os segmentos de atividade comercial que participaram da pesquisa foram: Autopeas, confeco, construo, distribuidora de alimentos, farmcia/perfumaria, informtica/tecnologia, mveis e utenslios, presentes, servios entre outras. O ramo de confeco foi a que mais participou com 22%, disse Srgio Lopes Sobrinho ao observar os detalhes dos resultados apresentados. Os principais produtos avaliados foram: ptica, tintas/pisos, roupas e mveis em geral. Foram citados bicicletas, brinquedos, calados, eletroeletrnicos, papelaria, parafusos entre outros produtos pesquisados, apontou Fbio Ravazi Gerlach ao observar os 26 itens que apareceram na pesquisa realizada. O modelo de gesto predominante o familiar, acusou Hassao Matsuno ao verificar que 79% das empresas sinalizaram desta forma, tendo 86% com decises tomadas de forma centralizada.
Na pesquisa desenvolvida existem questes respondidas como: Cdigo de Defesa do Consumidor, Informatizao, Dias de maior movimento, Formas de Gesto Financeira, Servio de Consultas, Programa de Qualidade, Segmento de mercado, Segmento de Pblico, Aes de Comunicao, Ps-Venda, Responsabilidade Social, Postura do vendedor, dentre outras situaes apresentadas para os empresrios que responderam o questionrio. O resultado globalizado ressalta que Marlia realmente um plo regional de consumo e que atrai muitas pessoas da regio, disse Srgio Lopes Sobrinho que passa a ter documentos deste tipo de comprovao. A pesquisa ser importante, pois aponta os erros e acertos dos comerciantes, falou ao demonstrar satisfao com os resultados. |
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