Pessoas desconhecidas esto se passando por funcionrios da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim) com objetivo de conseguirem os dados cadastrais das empresas da cidade. Na semana passada vrios comerciantes associados da entidade questionaram os motivos de buscar este tipo de informao ao telefone, chamando a ateno da diretoria da Acim que faz o alerta. No fazemos este tipo de abordagem, anunciou o presidente da Acim, Srgio Lopes Sobrinho, ao avisar de forma generalizada. A Acim no faz nenhum tipo de pesquisa, cadastramento, averiguao ou outro tipo de abordagem utilizando um telefonema, explicou o dirigente.
Identificando-se como sendo funcionrio da Acim, inclusive utilizando nomes de funcionrios verdadeiros da entidade, o falsrio pede informaes detalhadas da empresa com o pretexto de atualizao de cadastro. Esse tipo de abordagem feito de forma pessoal com os nossos atendentes devidamente identificados e treinados para este tipo de trabalho, falou o superintendente da Acim, Jos Augusto Gomes ao detalhar o golpe que vem sendo aplicado na cidade entre os comerciantes. Como eles no sabem quem e que no associado, esto ligando para os comerciantes de forma aleatria, acrescentou o dirigente da Acim.
Informaes detalhadas da empresa no devem ser passadas ao telefone. Segundo Jos Augusto Gomes sempre que houver abordagem neste sentido, de pessoas conhecidas ou no, deve ser feito pessoalmente. assim que comeam os problemas, disse o superintendente da Acim. Desde a anotao de nmero errados, ou endereos com CEP trocado, at aos futuros golpes da cobrana ilegal ou de cobrana indevida, explicou ao sugerir aos empresrios que evitem transmitir este tipo de informao ao telefone.
Quanto a utilizao do nome dos funcionrios da Acim, ou at mesmo o anncio de que se trata de um trabalho da associao comercial, a sugesto do dirigente da Acim para que se possvel anotem o nmero telefnico do suspeito (se for identificado no Bina) e jamais passe os dados do contrato social da empresa. Se conseguirmos rastrear os telefonemas corremos o risco de descobrir quem so e de onde so, disse Jos Augusto Gomes ao preparar os funcionrios da Acim para que orientem os associados neste sentido, bem como sejam mais claros na apresentao pessoal. Nossos funcionrios esto devidamente identificados e bem treinados para orientar os comerciantes no que for preciso, defendeu Srgio Lopes Sobrinho. O atendimento pessoal e na loja do comerciante, acrescentou. No feito ao telefone, frisou. |