O vice-presidente da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim), Mauro Celso Rosa, defendeu a possibilidade de em breve a entidade disponibilizar informaes objetivas sobre o comportamento do consumidor no que diz respeito sua pontualidade, formas de pagamento e soma de valores j tomados como emprstimo no mercado. Trabalhar com o cadastro positivo, que h anos vem sendo discutido no Congresso Nacional na forma de projetos de lei, ser uma maior segurana por parte dos empresrios, disse o dirigente que favorvel a aprovao da lei.
No fim do ano passado, o Senado tentou acabar com s discusses sobre o assunto por meio de uma aliana entre os lderes dos partidos, que queriam aprovar rapidamente um projeto de lei (PL) alterando o artigo 43 do Cdigo de Defesa do Consumidor (CDC). O PL estabelecia a liberao do envio de informaes aos servios de proteo ao crdito sem o consentimento do consumidor e no determinava o prazo de permanncia de dados no cadastro. O texto no passou, mas os apoiadores da ideia esperam que o assunto volte pauta do Congresso o mais rpido possvel, ou melhor, em fevereiro. Com o cadastro positivo, os juros e o spread bancrio (diferena entre a taxa paga pelo banco e os juros cobrados do consumidor final) podero ser reduzidos, argumentou Mauro Celso Rosa ao lembrar que, quem concede crdito passa a conhecer o perfil dos tomadores.
Outro argumento favorvel ao Cadastro Positivo que o instrumento servir para diminuir a inadimplncia, que gira em torno de 10%. Alm de fomentar as vendas, o Cadastro Positivo possibilitar a incluso das classes C e D no mercado de crdito. Certamente haver diminuio dos juros, disse Mauro Celso Rosa. Quem vende poder ampliar seu faturamento e reduzir o risco de entregar e no receber, completou o vice-presidente da Acim, ao tomar conhecimento sobre este novo comportamento de compra e venda no comrcio em geral. Havendo mais qualidade nas informaes para a concesso de crdito, o risco poder ser avaliado de forma mais consistente e com embasamento especfico, ressaltou.
H tambm quem acredite que essa nova ferramenta de anlise de crdito ir estimular o consumo consciente. A partir do momento em que o credor tem dados consistentes sobre o perfil do tomador, poder at negar o crdito para um comprador que j est muito endividado. Conforme os especialistas, a reduo da inadimplncia quase certa, na medida em que o consumidor no vai esperar muito tempo para quitar um dbito vencido, pois o fato vai contar pontos nas informaes de seu cadastro. |