|
|
|
|
 |
|
|
|
|
|
Título:
|
Pesquisa mostra elevao no otimismo do consumidor, diz Acim |
|
|
|
|
 |
 |
 |
 |
 |
Mauro Celso Rosa analisa pesquisa desenvolvida pela ACSP sobre o otimismo dos consumidores |
|
O vice-presidente da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim), Mauro Celso Rosa, avaliou recente pesquisa do ndice Nacional de Confiana, desenvolvido pela Associao Comercial de So Paulo (ACSP). Segundo a avaliao geral ao ouvir centenas de consumidores, constatou-se que a confiana do consumidor bateu o recorde da srie, iniciada em abril de 2005 com o indicador de janeiro alcanando 149 pontos na mdia de todas as regies ante 146 em dezembro de 2009 e 145 em dezembro de 2008. Isto quer dizer que o consumidor est mais otimista, animando os lojistas, disse o dirigente mariliense ao analisar os dados.
A classe com maior confiana a C, cujo ndice passou de 156 para 161 de dezembro para janeiro. Depois, vm as classes: A e B, com queda de 1 ponto (de 142 para 141), e D e E, que subiram 3 pontos, de 136 para 139. Considero este detalhe importante, pois, muitos comerciantes devem reavaliar o pblico que esto atendendo e buscar meios de aproximao, disse o vice-presidente da Acim que observao elevao destes dados, relacionado a confiana em relao ao emprego que subiu de 39% em dezembro para 41% dos entrevistados em janeiro. Otimismo para comprar, diretamente ligado ao otimismo em ter uma renda melhor, frisou.
Segundo o levantamento, o nmero de entrevistados que se sentem seguros em comprar eletrodomsticos de 43% ante 44% em dezembro (ms de Natal). Os menos seguros para comprar so 32% - alta de um ponto. Sobre o futuro da economia, 49% acham que ela ficar mais forte (ante 50% em dezembro), contra 11% que consideram que ficar mais fraca - mesma porcentagem de dezembro. A porcentagem de consumidores que consideram que a situao financeira pessoal vai melhorar nos prximos seis meses subiu dois pontos porcentuais em janeiro e ficou em 65% - enquanto 9% continuam achando que pode ficar pior, ante 8% em dezembro.
Na opinio do presidente da ACSP, Alencar Burti, atual presidente da Federao das Associaes Comerciais do Estado de So Paulo, a demonstrao da pesquisa que o ano de 2010 promete ser um dos melhores para o comrcio varejista. Todos os indicadores e pesquisas demonstram que, efetivamente, 2010 pode ser o ano de crescimento to esperado pelo governo e sociedade, falou o dirigente paulistano ao analisar a pesquisa, tambm. Mas isso vai depender tambm do comportamento dos consumidores, dos empreendedores e, sobretudo, dos governantes para que no nos levem via fcil da inflao, recomendou o presidente da ACSP, Alencar Burti. |
 |
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Clique
no logo acima e veja todos os textos produzidos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|