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Consumo no primeiro trimestre foi 11% a mais, diz a Acim |
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Mauro Celso Rosa, vice-presidente da Acim, demonstra confiana no comrcio varejista paulista |
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O vice-presidente da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim), Mauro Celso Rosa, considerou como excelente a informao de que o consumo no primeiro trimestre deste ano foi de 11% a mais que igual perodo do ano passado, com maior oferta de crdito e aumento de renda e emprego entre os paulistas. Isto quer dizer que vivemos um bom momento e que os lojistas devem aproveitar e serem criativos, disse o dirigente ao falar sobre a recuperao nas vendas do varejo em geral, de acordo com Pesquisa Conjuntural do Comrcio Paulista (PCCV), que mede o comportamento do varejo e apontou no fechamento do primeiro trimestre do ano alta de 11% em relao a igual perodo de 2009, o melhor resultado dos ltimos dez anos.
Segundo o levantamento da Federao do Comrcio do Estado de So Paulo (Fecomercio-SP), fatores positivos como mais oferta de crdito e aumento de renda e emprego, alm da permanncia de benefcio fiscais para alguns produtos, contriburam com alta do consumo. Para o vice-presidente da Acim isto se deve em grande parte aos estmulos econmicos concedidos pelo governo, incluindo a diminuio da alquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O poder de compra do consumidor paulista aumentou, acredita Mauro Celso Rosa ao analisar os dados que indicam expanso de 2% na massa salarial em maro e o avano de 22% na concesso de crdito para pessoas fsicas no trimestre em relao a igual perodo de 2009, de acordo com dados do Banco Central (BC).
Para o vice-presidente da Acim nem o aumento na taxa bsica de juros deve interferir no desempenho do comrcio. Entre os setores pesquisados pela entidade, os supermercados, que representam 33% do faturamento do varejo, tiveram alta de 3,4% no trimestre. No entanto, a cautela nunca deve ser subestimada, por causa da recesso da economia no primeiro trimestre de 2009. O comportamento de agora no um crescimento chins mas, uma recuperao importante nas vendas do varejo, disse o vice-presidente ao sugerir cautela na anlise. Os resultados confirmam as expectativas do setor empresarial, com avano consolidado da oferta de crdito e, conseqentemente, das vendas no
varejo, comentou Mauro Celso Rosa. |
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