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Dirigente da Acim acredita no cadastro positivo |
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Mauro Celso Rosa se anima com pesquisa, mas afirma que a prtica que vai ensinar comerciantes e consumidores |
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O vice-presidente da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim), Mauro Celso Rosa, recebeu com entusiasmo recente pesquisa desenvolvida pela Associao Comercial de So Paulo, que aponta que 54% dos empresrios ouvidos neste trabalho apostam no mecanismo para obter melhor anlise de risco de crdito dos clientes. Isto quer dizer que o empresariado j est se acostumando com essa nova ideia, disse o dirigente mariliense que tambm a favor de um trabalho especfico com o cadastro positivo dos consumidores.
Neste trabalho desenvolvido pela Associao Comercial de So Paulo (ACSP) e pela consultoria Accenture com 90 executivos de 63 grandes companhias nacionais apontou que 54% deles acreditam que a criao do Cadastro Positivo permitir uma melhor anlise de risco de crdito dos clientes e, assim, reduzir a inadimplncia. No tenho dvidas de que o principal problema de um pequeno e mdio empresrio a inadimplncia, disse Mauro Celso Rosa ao destacar as experincias bem-sucedidas em pases como Estados Unidos e Chile. O Cadastro Positivo um projeto de grande expectativa do setor varejista, de instituies financeiras e do prprio governo para ajudar a baixar as altas taxas de juros cobradas pelos bancos em emprstimos e financiamentos.
Segundo o vice-presidente da Acim ao contrrio do que ocorre atualmente, as empresas e instituies financeiras tero acesso a um banco de dados com informaes de bons pagadores, uma espcie de comportamento sobre hbitos de pagamento. Mesmo acreditando na reduo do custo do crdito a partir do Cadastro Positivo, 39% dos entrevistados apontam que essa melhora dever se tornar tangvel entre um e trs anos aps a implantao da lei, que segue em discusso no Senado e na Cmara dos Deputados. Os empresrios aguardam a aprovao da lei, para que seja a soluo mgica para a questo da inadimplncia, acredita o comerciante mariliense e dirigente da Acim.
Para Mauro Celso Rosa esperado um perodo de aprendizagem e de adaptao ao novo sistema que naturalmente mudar o comportamento entre compra e venda. Executivos de um tero das empresas participantes na pesquisa afirmaram estar preparados para a adoo do Cadastro Positivo a partir da aprovao da lei. A pesquisa indica que 17,7% no se sentem nada preparados e outros 35,5% se sentem pouco preparados para a adoo do mecanismo. Essa insegurana compreensvel, disse o vice-presidente da Acim. As regras ainda so desconhecidas, o que dificulta qualquer tipo de adequao, acrescentou.
Mesmo aps a aprovao da lei cujos projetos esto em discusso na Cmara dos Deputados (PLC 85) e outro no Senado (PLS 263) haver um perodo para que ela seja apresentada sociedade e um trabalho para que o consumidor se convena de que o novo mecanismo ser de fato vantajoso. Afinal, pelo projeto em discusso na Cmara, os consumidores tero que autorizar a divulgao de suas informaes para a elaborao do banco de dados. Por causa disso, 34% dos empresrios ouvidos no acreditam que isso ocorrer da forma desejada, o que poder dificultar a formao do Cadastro Positivo. Vamos aprender na prtica, frisou Mauro Celso Rosa.
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