O e-bit comparou o desempenho do comrcio eletrnico nacional no primeiro semestre deste ano e do ano passado. A concluso foi que as compras via Internet cresceram 50% nesses 12 meses. Para chegar a isso, a empresa levou em conta dois quesitos: o tquete mdio de compras e o nmero de pesquisas respondidas pelos consumidores no fim das transaes.
No primeiro item, o e-bit mostrou que o tquete mdio das compras virtuais aumentou 20% entre os dois perodos. Nos primeiros seis meses de 2001, o valor mdio era de R$ 189. Neste primeiro semestre, a mdia ficou em R$ 230.
Em relao s pesquisas coletadas pelo e-bit na sada do caixa de aproximadamente 400 lojas virtuais, o estudo mostrou que o nmero de respostas aumentou 25% no perodo. Segundo estimativas da empresa, em mdia, 15% dos e-consumidores respondem pesquisa no fim de uma compra. Desse modo, os 25% de aumento nas respostas representam que o volume de compradores aumentou de maneira significativa.
Pedro Guasti, diretor do e-bit, acredita que, se o setor no sofrer grandes impactos por nenhuma atribulao do mercado, como eleies e variaes da bolsa e dlar, a previso de que, at o final do ano, o mercado continue apresentando essa curva de crescimento. Se compararmos com o crescimento do varejo tradicional, que geralmente fica na casa de um dgito, um aumento muito expressivo e que deve ser levado em conta pelas empresas, diz ele.
Guilherme Mendona, gerente de negcios da Impact disse que o comrcio eletrnico tende a subir muito, pois diferente do varejo tradicional, um mercado completamente novo que ainda tem muito o que ser explorado. Alm disso, no comrcio eletrnico contamos com muitos recursos que permitem uma interao entre a empresa e o consumidor, recursos que ajudam na fidelizao dos clientes e definio do perfil de consumo, comentou.
FONTE: MMonline
|