A Faesp (Federao da Agricultura do Estado de So Paulo) se manifestou sobre as mudanas ocorridas nos mbitos nacional e internacional, na ltima dcada, exigindo que se formulem novas alternativas de polticas pblicas para o setor cafeeiro. Neste ano o pas dever colher grande volume de caf: estima-se 39 milhes de sacas. Os preos internos e externos encontram-se nos nveis mais baixos desde 1993, tornando-se necessrio implementar polticas setoriais que permitam amenizar os efeitos do crescimento da oferta dos cafs brasileiros, disse o presidente do Sindicato Rural de Marlia, Yoshimi Shintaku, ao analisar os documentos apresentados pela Faesp.
O dirigente ruralista explicou que conforme a Faesp, os cafeicultores ganharam um reforo financeiro para a colheita que iniciou em abril. Esses recursos funcionaro, na prtica, como antecipao dos R$ 690 milhes que foram destinados para a estocagem de caf. A deciso do Governo Federal de liberar essas verbas permitir que cada produtor interassado possa programar seu fluxo de venda futura, provocando um ordenamento na comercializao da safra sem presses de curto prazo, comentou. O financiamento para estocagem tem taxa de juros fixa de 9,5% ao ano e um prazo de at 18 meses, prorrogvel por igual perodo, para liquidao.
Segundo dados da Federao, do total de recursos que sero liberados, cerca de R$ 256 milhes referem-se colheita e R$ 150 milhes so de recursos contratados para custeio. Os financiamentos para colheita continuam limitados a R$ 600 por hectare, chegando a um teto de R$ 100 mil por tomador.
Para o presidente do Sindicato Rural de Marlia, um dos temas mais discutidos no momento a exportao de caf com maior valor agregado. Para a Faesp, a recorrncia ao tema justifica, inclusive, a criao de um comit para analisar essa possibilidade, falou. O objetivo do comit ser o de fornecer subsdios ao Governo Federal, j que o atual contexto macroeconmico faz da exportao a principal questo a ser enfrentada pelos gestores da poltica econmica diante do desafio de crescer com estabilidade.
A Faesp acredita que diante desse contexto, algumas solues apontam para um mesmo sentido: implantar uma poltica e um marketing externos mais agressivos; incentivar o consumo, criando novos produtos a base de caf; conquistar novos nichos de mercado, principalmente do caf fino. Desta forma, diversificar parece ser a frmula encontrada pelos representantes do setor para conquistar o consumidor e agregar valor ao produto final.
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