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Confiana cresce e estimula vendas, diz Acim |
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Daniel Alonso, presidente do Conselho Consultivo da Acim, est animado com recente pesquisa |
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O presidente do Conselho Consultivo da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim), Daniel Alonso, considerou como positiva a recente pesquisa da Fundao Getlio Vargas, sobre o ndice de Confiana do Consumidor (ICC), que cresceu 0,8%, estimulando empresrios do comrcio. um excelente sinal que naturalmente serve como estmulo para o comrcio em geral, disse o dirigente ao comentar sobre o assunto com o presidente da Acim, Srgio Lopes Sobrinho.
Composto por cinco quesitos contidos na Sondagem de Expectativas do Consumidor, subiu de 121,6 pontos em janeiro para 122,6 pontos em fevereiro, segundo os dados da Fundao Getlio Vargas. O resultado representa uma alta de 0,8%. De acordo com o ndice da Situao Atual (ISA) avanou 0,3%, de 144,2 pontos em janeiro para 144,7 pontos em fevereiro. O ndice de Expectativas (IE) subiu 1,2%, de 109,7 pontos para 111,0 pontos no perodo. Os dados indicam que ocorreu melhora tanto na percepo dos consumidores em relao ao momento atual quanto s expectativas de curto prazo. Isto quer dizer que o comerciante deve sentir este interesse do consumidor de forma quase que imediata, acredita o dirigente.
Em fevereiro deste ano, os consumidores tambm consideram ser positiva a situao financeira das famlias. Segundo a pesquisa da FGV, a proporo dos que ponderam que a situao atual boa subiu de 28,8% em janeiro para 29,2% do total em fevereiro, enquanto a parcela dos que avaliaram como ruim recuou de 11,9% para 11,3%. O poder aquisitivo cresceu, as famlias esto melhores estruturadas financeiramente, fazendo com que todos ganhem, opinou o presidente do Conselho Consultivo da Acim.
O interesse dos consumidores para realizar compras de bens durveis nos prximos seis meses cresceu em fevereiro. O indicador que mede a inteno de aquisio destas mercadorias subiu 6,5% neste ms ante janeiro e foi o que mais contribuiu para a alta do ICC no perodo. De acordo com a FGV, subiu de 17,4% em janeiro para 17,9% em fevereiro o total de consumidores que pretendem comprar mais, enquanto recuou de 33% para 28% a parcela dos cidados que tem a expectativa de comprar menos.
A Sondagem de Expectativas do Consumidor baseada numa amostra com mais de 2 mil domiclios, em sete das principais capitais brasileiras. A coleta de dados para a edio de fevereiro de 2011 foi realizada entre os dias 1 e 21 deste ms. |
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