|
|
|
|
 |
|
|
|
|
|
Título:
|
ACIM - Dirigente alerta para cobrana embutidas |
|
|
|
|
 |
 |
 |
 |
 |
Daniel Alonso, presidente do Conselho Consultivo da Acim, faz alertas sobre a carga tributria no carnaval |
|
O presidente do Conselho Consultivo da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim), Daniel Alonso, em conversa com o presidente da entidade, Srgio Lopes Sobrinho, apresentou relao de encargos embutidos em produtos comercializados no perodo do carnaval. Agora que a folia acabou, as pessoas prestam mais ateno na realidade tributria, disse o dirigente surpreso com a elevada taxao nos produtos. Nem no carnaval a arrecadao tributria para, falou Srgio Lopes Sobrinho. Os brasileiros no se do conta da quantidade de impostos que vem embutida nas fantasias e demais produtos relacionados celebrao, comentou o dirigente.
Segundo o levantamento feito por institutos de pesquisas um bom exemplo desse alcance dos impostos so as fantasias fabricadas com tecido. De acordo com os clculos realizados pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributrio (IBPT), os tributos constituem 36,41% do preo total desses produtos. O clima festeiro desvia a ateno, falou Daniel Alonso ao olhar os nmeros. No caso das mscaras com lantejoulas, a mordida ainda maior, chegando a 42,71%, enquanto os confetes ou serpentinas tm carga de 43,83%. importante informar a populao sobre os impostos embutidos nos produtos, acredita o presidente do Conselho Consultivo da Acim. O carnaval uma festa popular e muitos itens, por no serem de primeira necessidade, possuem taxas elevadas de impostos, destacou o empresrio.
De acordo com o dirigente da Acim ainda h muito desconhecimento com relao ao assunto. As pessoas no fazem ideia e desconhecem que os tributos so altos e no sabem o quanto contribuem para a manuteno dos servios do Estado, como educao, sade, segurana etc, opinou Daniel Alonso ao mostrar a relao. Outros produtos consumidos no carnaval que tm elevada carga tributria so, segundo o IBPT, as garrafas e latas de cerveja (cujo percentual de impostos sobre o preo final atinge 54,8%), colares havaianos (45,96%), spray de espuma (45,94%), refrigerantes em lata (45,8%), mscaras de plstico (43,93%), gua mineral (43,91%), biqunis com lantejoulas (42,19%), bandeiras de pano (36,2%) e fantasias de arame (33,91%).
Outra questo apresentada pelo dirigente da Acim quanto ao nmero de feriados no ano. O calendrio de feriados de 2011 dever favorecer o comrcio, por inviabilizar as chamadas emendas prolongadas, como a do carnaval ou a de Corpus Christi, em abril prximo. Nessas ocasies, segundo constatou, o movimento de vendas fica enfraquecido (mesmo com um dia til entre as folgas). Independentemente do calendrio, no entanto, ele recomenda cautela. O que mais pesa no desempenho do comrcio a massa salarial e o crdito, ensinou. Com os juros em alta, alerta o dirigente, preciso ter uma boa gesto de estoque e tentar antecipar as vendas, com ateno s oportunidades de promoes. |
 |
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Clique
no logo acima e veja todos os textos produzidos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|