Comerciantes da cidade de Pompeia estiveram reunidos na sede da Associao Comercial e Empresarial (ACE), para uma nova apresentao do Cdigo de Defesa do Consumidor (CDC), atendendo solicitaes de associados que esto com dvidas quanto ao relacionamento com o consumidor dentro das regras da lei. algo que preciso ficar atento, afinal, a lei igual para todos, disse o presidente da associao comercial de Pompeia, Alair Mendes Fragoso, que considera importante o entendimento e compreenso por parte do comerciante sobre o CDC. No tem como evitar, avisou. O Cdigo de Defesa do Consumidor, tem direitos e obrigaes para comerciantes e consumidores, destacou o dirigente.
A apresentao do assunto ficou a cargo de Gislaine Lisboa Santos, da Peixoto e Cury Advogados, que procurou ressaltar que em muitos casos de inadimplncia numa empresa consequncia muitas vezes da m administrao e da falta de controle de uma gesto. Um cadastro um pr-contrato e faz-lo corretamente to importante quanto a venda, disse a convidada a explicar que a transao comercial precisa ser clara e de timo entendimento entre as duas partes. preciso fazer tudo de forma transparente e segura, disse a especialista ao sugerir inmeros cuidados por parte do comerciante no momento da venda. Se no ficar claro, o risco de inadimplncia maior, falou.
Alm dela citar os pontos fortes e polmicos do Cdigo de Defesa do Consumidor, a advogada interagiu com os participantes, que estiveram em grande nmero na sala de reunies da ACE de Pompeia. Ela esclareceu vrias dvidas dos comerciantes, que esto preocupados com o rigor em que os Procons esto agindo contra a classe comercial. So muitos os detalhes, que somente na prtica e sempre atento possvel evitar dores de cabea, disse Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da ACE de Pompeia que acredita na possibilidade de um novo evento em razo de que o assunto muito amplo. o assunto em que mais se pede para promover encontros assim, disse a dirigente que estuda a viabilizao de uma nova data.
No evento realizado em Pompeia Gislaine Lisboa Santos procurou explicar: Quem o consumidor, quais os direitos e como exerc-lo na defesa dos interesses da empresa; Qual a finalidade do cdigo; Quem o fornecedor; Quais os direitos efetivos do consumidor brasileiro; Como exercitar os direitos do consumidor; Quais as obrigaes das empresas perante o consumidor, entre outros assuntos. A parte que mais promoveu muitas perguntas, foi quanto a necessidade dos preos das mercadorias estarem visveis e com informao precisas, recordou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas. |