A diretoria da Santa Casa de Marlia apresenta no prximo dia oito de Julho, sexta-feira, as 10 horas, no Setor de Oncologia do hospital mariliense, os dois ltimos projetos desenvolvidos com recursos conseguidos com a campanha do McDia Feliz, nos anos de 2009 e 2010. Alem disso, vamos apresentar para a comunidade o projeto para 2011, disse o provedor da Santa Casa de Marlia, o empresrio Milton Tdde, que anualmente rene empresrios, parceiros e colaboradores para este tipo de apresentao. Considero fundamental mostrar os resultados da campanha passada e apresentar o objetivo da campanha a ser realizada, frisou ao destacar que as atividades acontecem sempre no ms de agosto, em campanha nacional promovida pelo Instituto Ronald McDonals.
O projeto de 2009 refere-se a Estruturao do Voluntariado em Oncologia Peditrica. A idia da diretoria da Santa Casa de Marlia foi o de investir na preparao e capacitao de pessoas voltadas ao trabalho voluntrio com foco nesta linha de atendimento, visto que o trabalho com crianas, alm do desejo, exige um preparo especfico, inclusive para lidar com a famlia. Existe uma quantidade muito grande de informao neste sentido e o nosso programa visa exatamente levar esse conhecimento a pessoas interessadas, de forma organizada, prtica, racional, atualizada e contextualizada, comentou o coordenador de gesto e desenvolvimento institucional da Santa Casa de Marlia, Mrcio Mielo. Faremos a capacitao desses voluntrios de maneira gradativa, abordando vrios aspectos que implicam no atendimento a esta clientela, desde o acolhimento do paciente e da famlia, at aspectos emocionais e afetivos decorrentes deste processo de adoecimento e cura, disse. Contamos hoje com 14 voluntrios nesta fase de preparao, explicou o dirigente mariliense. Em 2010 a campanha do McDia Feliz viabilizou a compra de um equipamento (capela de fluxo laminar) destinada ao preparo de medicamentos quimioterpicos de forma a oferecer segurana ao paciente, profissional de sade e meio ambiente, e tambm a aquisio de camas hospitalares (convencionais e eltricas) para o setor de oncologia peditrica da Santa Casa, melhorando desta forma o conforto, acolhimento e bem estar das crianas e adolescentes do ambulatrio de oncologia.
Todos os nmeros atingidos com as vendas dos lanches e material de campanha destes dois anos sero apresentados neste encontro programado para o dia oito. Inclusive neste dia vamos mostrar os equipamentos adquiridos e a organizao do projeto de voluntrios como forma de prestar contas do que foi feito e mostrar o que devemos fazer para este ano, explicou Mrcio Mielo que considera importante antes do incio de qualquer campanha, apresentar os resultados conseguidos na campanha anterior.
A CAMPANHA - O dia 1 de junho marcou o lanamento nacional da ao e o incio das vendas dos tquetes antecipados de Big Mac que, no dia 27 de agosto, podero ser trocados pelo sanduche nos restaurantes McDonalds de todo o pas. Alm de despertar a ateno de toda a sociedade e sensibiliz-la para a maior causa de morte por doena entre crianas e jovens de 5 a 19 anos, a campanha coordenada pelo Instituto Ronald McDonald, visa captar recursos e concentrar esforos em projetos locais, regionais e nacionais a fim de contribuir para o aumento dos ndices de cura do cncer infanto juvenil.
Esta ser a 23 edio da campanha que, anualmente, beneficia mais de 30 mil crianas, adolescentes e seus familiares. Este ano, 73 projetos de 59 instituies de todo o pas recebero recursos da campanha. Desde o primeiro McDia Feliz, em 1988, mais de 100 instituies de todo o Brasil j foram apoiadas com a arrecadao de mais de R$ 114 milhes. |