O ms de julho manteve a mdia no nmero de consultas ao Banco de Dados do Servio Central de Proteo ao Crdito (SCPC), da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim), segundo o coordenador do servio na entidade, Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil. A mdia semestral de 9,6% enquanto que a de julho e 9,3%, anunciou o dirigente ao observar o levantamento anual e mensal. O consumidor continua se endividando e tendo dificuldades com o credirio, disse ao verificar a relao entre incluso e excluso de CPFs ao Banco de Dados do SCPC da Acim, que apresenta elevao em ambos de: 3,11% e 6,92%, respectivamente.
De acordo com os dados apresentados os sete primeiros meses do ano apresentam queda de 10,6% no nmero de consultas ao SCPC. Em nenhum ms do ano houve elevao, percebeu Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil ao ter o ms de maio como sendo o de maior queda e o ms de maro o de menor porcentual, com 14,40% em fevereiro e 7,28% em maro. Na mdia chegamos a pouco mais de 9%, explicou ao considerar normal, em razo de ser a tendncia nacional. As vendas a vista e atravs dos cartes de crdito e benefcios esto crescendo rapidamente, diminuindo o interesse pelo credirio, argumentou. As prprias lojas preferem os cartes ao invs dos carns, comparou.
Segundo Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil os lojistas mudam de comportamento de acordo com a demanda. Se os consumidores esto se organizando com as compras pelo carto, as lojas esto se adaptando neste sentido, disse. O credirio passa a ser secundrio a partir do momento que o consumidor fica sem crdito e no tem dinheiro no momento da compra, falou ao verificar no levantamento que nos sete meses do ano a mdia de incluso de CPFs ao Banco de Dados do SCPC de 3,11%, enquanto que a excluso de CPFs de 6,92%. No ms de julho foram 15,01% a menos em igual perodo de CPFs includos, e 3,15% a mais de excludos, entre 2010 e 2011, disse.
Para o coordenador do SCPC da Acim os prximos meses devem mostrar comportamentos diferentes. Os meses de outubro, novembro e dezembro o comportamento ser diferente, acredita Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil. Nesse perodo o pessoal tem menos dvidas e comea a se preparar para as compras de final do ano, arriscou ao acreditar na mudana de comportamento constante por parte dos consumidores. Hoje em dia est difcil ter uma certeza quanto ao comportamento dos clientes, opinou. Mudanas esto acontecendo na captao de dados, com um banco de dados mais amplo, com mais informaes cadastrais e acessos mais fceis, anunciou ao acreditar que estas mudanas faro com que os comerciantes consultem mais o SCPC. Consultar no reflexo de venda e sim de movimento, ensinou. |