A queda generaliza nos ndices mensais nos dados do Servio Central de Proteo ao Crdito (SCPC), da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim), surpreendeu o coordenador do servio na entidade, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, ao avaliar os dados apresentados no ms de setembro, que apontaram quedas nos trs servios oferecidos pela entidade: consultas de pessoas fsicas, pessoas jurdicas e emisso de cheques. No existe uma nica causa, e sim uma srie de situaes que necessitam de avaliao mais detalhes, disse surpreso o dirigente da Acim ao avaliar os nmeros apresentados. Alm da queda natural, com a mudana de hbito dos consumidores, as elevadas quedas na procura por informaes jurdicas e emisso de cheques surpreenderam, avaliou.
De acordo com o dirigente a diminuio na procura por informao ao SCPC da Acim era esperada em virtude do aumento na utilizao das compras a vista ou atravs dos cartes de crdito e de benefcios. No credirio sobre as pessoas fsicas o ms de setembro atingiu queda de 13,56% o maior registrado no ano de 2012, comparado com o mesmo perodo do ano passado. A mdia dos nove meses atinge a queda de 9,51% seguindo uma tendncia natural. O consumidor utiliza menos o credirio, comentou Carlos Fancisco Bitencourt Jorge ao observar o ms de fevereiro como sendo a maior queda, at ento, com 12,64%, justificado com o perodo que fraco em volume de vendas no comrcio em geral, ainda atingido pelas vendas do final do ano anterior.
Nas consultas sobre a emisso de cheques no comrcio de Marlia, tambm seguiram uma tendncia natural de queda, em razo de a cada dia ser menos utilizada pelos consumidores. Somente quando o parcelamento supera o nmero de parcelas oferecidas pelos cartes de crdito, comentou o dirigente da Acim ao verificar a queda de 12,82% nas consultas sobre os cheques, tambm sendo a maior do ano, em igual perodo comparado, elevando a queda mensal para 8,21% durante os nove meses do ano de 2012. At ento, o ms de fevereiro tambm foi o maior em menos utilizao dos cheques no comrcio mariliense, com 11,33%, tambm resultados das vendas de Natal do ano anterior em dezembro.
A surpresa maior foi quanto as consultas atravs de pessoas jurdicas, ou seja, consultas de CNPJ, numa negociao entre empresas. O ms de setembro mostrou queda de 11,14% sendo a maior queda do ano, que somente havia marcado queda nos meses de fevereiro e agosto. Esta surpresa chamou ateno, disse Carlos Francisco Bitencourt Jorge que acredita ser uma caracterstica diferenciada. Em seis meses do ano s verifica-se elevao nas consultas, disse surpreso. Cair uma possibilidade, mas nestes patamares surpreende, falou ao acreditar na instabilidade dos mercados interno e externo. Os pacotes econmicos, a instabilidade dos juros e o pronunciamento de uma crise econmica mundial devem ser os causadores de menos consultas entre empresas, arriscou o dirigente ao verificar o porcentual de 8,45% positivo como a mdia mensal dos nove meses do ano de 2012. No ms de outubro os ndices devem ser melhores, at porque, houve uma campanha promocional na cidade que atraiu consumidores, acredita o dirigente da Acim.
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