Evento realizado na sede da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim) enfatizou a importncia do setor empresarial comear a se envolver com o mundo virtual de forma mais intensa e profissional. Hoje existem meios interessantssimos em que o empresrio no pode descartar em potencializar os clientes, tendo a Internet como a mais importante, disse o presidente da associao comercial, Libnio Victor Nunes de Oliveira ao apontar ferramentas como: Twitter, Facebook, Orkut, Youtube, Instangram, Blip.fm, Pinterest, Foursquare, Flickr, Linkedin, Google+, Tumblr, Slideshare, Vimeo, Myspace entre outros, como locais interessantes de serem investidos do ponto de vista do comercio virtual. So mais de 40 milhes de usurios brasileiros em que 86% so usurios ativos na Internet, apontou o dirigente mariliense.
O expositor do tema: Midias Sociais, Gustavo Carrer, consultor do Sebrae foi enftico em dizer que a comunicao nesta nova plataforma de trabalho tem que ser rpida, direta e multimdia. A Internet permite maior seletividade dos alvos, bem como investimentos mnimos mais acessveis, disse ao alertar para a ateno constante que o lojista tem que ter neste meio e sempre propor respostas rpidas e assertivas. Estamos falando de um pblico exigente, cativo e fiel se for bem atendido e se a loja apresentar sempre novidades, completou o especialista. No se pode confundir pgina pessoal com a pgina da empresa, alertou ao orientar os participantes do evento de que preciso contratar pessoal especializado, pois o trabalho com as mdias sociais no gratuito. preciso que haja planejamento em cada ao, com uma linguagem em todos os canais de comunicao e relacionamento, falou. No se pode exagerar, pois se assim acontecer voc acaba sendo bloqueado ou simplesmente ignorado, ensinou.
Para os participantes do encontro, dentro de quase 120 minutos, Gustavo Carrer mostrou e exemplificou como utilizar melhor as mdias sociais. Segundo ele preciso patrocinar e promover o envolvimento da rede com causas sociais, bem como antecipar tendncias de mercado, oferecendo dicas de uso e conservao do produto. preciso incentivar para que os consumidores postem fotos ou vdeos com os produtos comprados, falou. No ambiente virtual interessante haver enquetes, compartilhar resultados, bem como oferecer brindes especiais, convite para lanamento e promoes exclusivas para quem est na Internet, disse ao fazer uma srie de sugestes. necessrio que haja um relacionamento entre o consumidor da loja e do e-commerce a participarem da comunidade e vice-versa, ensinou.
Na opinio de Libnio Victor Nunes de Oliveira o tema amplo, empolgante e bastante sugestivo. Vamos promover mais encontros desta natureza, pois, o interesse foi grande e se trata de uma oportunidade de negcio das mais importantes para o setor comercial, avaliou o dirigente ao agradecer o Escritrio Regional do Sebrae pela oportunidade do encontro no auditria da Acim.
#
Eficaz Comunicao Empresarial Ltda ME
Fones: (14) 3454.5072 (Claro Fixo) (14) 8137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial |