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Título:
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Balano do SCPC mostra estabilidade de comportamento |
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Carlos Francisco Bintecourt Jorge, coordenador do SCPC da Acim |
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Dados do Servio Central de Proteo ao Crdito (SCPC) da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim), mostram que o comportamento do consumidor em Marlia est estabilizado quanto as compras pelo credirio. Segundo Carlos Francisco Bitencourt Jorge, coordenador do servio na associao comercial, o consumidor e os lojistas do preferncia pelas compras a vista ou atravs dos cartes de crdito, dbito e benefcios, que no passam pelo sistema do SCPC da Acim. Entre os meses de janeiro e fevereiro, principalmente o de fevereiro, houve pouca alterao, disse o dirigente ao apontar os -1,02% de diferena entre os anos de 2013 e 2014 no ms de fevereiro, sendo menor o nmero de acesso neste ano. Foram 29.378 consultas realizadas em 2013 diante das 29.077 consultas realizadas este ano. Foram 301 consultas a menos, o que mostra certa estabilidade, falou.
No comparativo anual o ndice cai para -6,8%, relacionando os meses de janeiro e fevereiro de 2014, num total de 64.008 consultas ao banco de dados do SCPC da Acim em 2013, diante das 59.640 consultas realizadas somente nos dois primeiros meses deste ano. Neste caso so 4.368 consultas de diferena, um nmero razovel, afinal, somente no ms de janeiro deste ano foram 11,7% menor do que o ms de janeiro do ano passado, comparou Carlos Francisco Bitencourt Jorge ao observar os nmeros estatsticos sobre as consultas de CPFs atravs do SCPC da Acim, principal ferramenta de consulta para a diminuio da inadimplncia em geral no comrcio. Somente consultando o cadastro do cliente, atravs do nmero do CPF que possvel diminuir a inadimplncia, comentou o dirigente da Acim ao lembrar que os dados do SCPC mencionam apenas as vendas pelo credirio. Isto no quer dizer volume de vendas, afinal, ao consultar o comerciante pode ou no efetuar a venda, explicou.
As consultas sobre emisso de cheques tambm so monitoras pelo sistema. Em fevereiro foram realizadas 27.974 consultas sobre cheques emitidos, diante das 28.561 consultas realizadas no mesmo perodo do ano passado, com uma diferena de 587 consultas, somente sobre as condies do cheque emitido, perfazendo um ndice de 2% de queda no ms. O ms de fevereiro sempre o mais diferente, falou ao citar que o ms, alm de ter poucos dias, existem pocas em que o Carnaval prejudica este monitoramento. Neste caso no, porque o Carnaval em 2014 caiu no ms de maro, ressaltou Carlos Francisco Bintencourt Jorge ao verificar que no ano foram realizadas 58.298 consultas sobre a emisso de cheques, 6,42% menor do que nos dois primeiros meses de 2013 quando foram realizadas 62.303 consultas sobre os cheques no comrcio das lojas da cidade de Marlia.
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