A utilizao da internet para a venda de produtos e servios cresceu 37% no Brasil ao longo do ltimo ano. A constatao se baseia em dados colhidos na segunda pesquisa sobre o assunto realizada pela Camara-e.net (Cmara Brasileira de Comrcio Eletrnico) em conjunto com a AMCHAM (Cmara Americana de Comrcio de So Paulo) e a Boucinhas & Campos Internet Business.
Os nmeros foram obtidos no ms de junho, por intermdio de um questionrio respondido por 184 empresrios representantes de companhias associadas tanto Amcham como prpria Camara-e.net, cujo objetivo foi o de levantar diversas caractersticas dos usos da Internet nas empresas, sobretudo no que diz respeito ao comrcio eletrnico. O crescimento do volume de negcios pela rede foi detectado por intermdio da comparao entre as respostas dadas em levantamento semelhante realizado no ano passado.
Ao serem perguntados se utilizavam a internet para venda de produtos e servios na pesquisa de 2001, 17% dos entrevistados responderam positivamente e informaram que a estrutura tecnolgica para esta prtica j estava completamente desenvolvida. Outros 21% afirmaram que estavam desenvolvendo plataformas para realizar vendas pela Internet.
No levantamento deste ano, 33% dos empresrios disseram que suas respectivas empresas j trabalham com vendas na internet e possuem plataformas totalmente desenvolvidas. Outros 19% disseram que esto desenvolvendo estas ferramentas.
A soma das duas situaes em 2001 indicava que 38% das empresas adotavam a internet como ferramenta de negcios, enquanto que neste ano a soma alcana 52%, o que demonstra um crescimento de 37% no perodo, explica o diretor executivo da Camara-e.net, Cid Torquato.
Segundo ele, a pesquisa foi realizada como parte das comemoraes pelo primeiro ano de atividade da Camara-e.net.
O estudo tambm indica uma mudana significativa no modo como os empresrios vem a internet. Enquanto em 2001, 62% dos entrevistados acreditavam que a utilizao da web no era pertinente com o tipo de atividade de suas empresas, em 2002 este percentual caiu para 40%.
Apesar do crescimento na utilizao da internet, a participao do chamado comrcio eletrnico nos resultados das empresas ainda continua baixa. Na pesquisa realizada no ms passado, 56% dos entrevistados revelaram que as vendas realizadas atravs da internet representavam at 2,5% em relao ao volume total de vendas de suas empresas.
Colaborao de Guilherme Mendona, gerente de negcios da Impact, empresa de assessoria a Internet de Marlia.
|