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Título:
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Pesquisa avalia comerciantes e consumidores de Pompeia |
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Eduardo Rino, do Univem, o responsvel pela pesquisa em desenvolvimento no comrcio de Pompeia |
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Visando reestruturar o plano de atividades da Associao Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, uma pesquisa envolvendo comerciantes e consumidores ser desenvolvida na cidade em parceria com o Instituto Superior de Tecnologia do Univem (Universidade Eurpides de Marlia). O objetivo deste trabalho tomar conhecimento atualizado sobre o que pensa o lojista e o cliente, neste perodo de elevada crise econmica no Pas. Queremos saber o que pode ser feito para melhorar a nossa performance, disse o presidente da ACE de Pompeia, Rinaldo Jos Traskini, ao conversar com o representante do instituto, Eduardo Rino, em recente encontro realizado na sede da associao comercial.
O desejo de desenvolver uma pesquisa neste sentido antiga, no entanto, diante da necessidade de estimular o comrcio e elevar as vendas, a pesquisa se faz necessria. Certamente com a pesquisa vamos otimizar tempo e servio, alm de descobrir onde investir e onde economizar, acredita Rinaldo Jos Traskini que favorvel a realizao de pesquisas constantes. Sero 23 estudantes universitrios que estaro conversando com comerciantes e consumidores, preenchendo um questionrio simples e prtico, explicou a gerente administrativa da associao comercial pompeense, Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, que conversou com Eduardo Rino por diversas vezes at concluir o questionrio que conta com apenas cinco pginas, tendo 12 perguntas para os comerciantes e apenas oito para os consumidores.
Com perguntas na maioria de mltiplas escolhas, so poucas as perguntas abertas que sero analisadas pelos especialistas. A ideia que a pesquisa no tome tempo, seja objetiva e que produza resultados que nos mostre algo vivel a ser feito em beneficio da cidade, comentou Rinaldo Jos Traskini que est entusiasmado com a tabulao das respostas para criar um plano de atividades, baseadas nos resultados. Podemos ter surpresas e ter que rever uma srie de atividade que fazemos atualmente, disse em tom de mistrio. Ou ento confirmar tudo o que estamos fazendo, havendo apenas a necessidade de pequenos ajustes, comparou ao realizar pesquisas constantes na empresa que administra e que regularmente avalia comportamentos internos e externos.
A identificao no obrigatria, mesmo no sendo comprometedora, porm, as perguntas variam entre assuntos como: perfil, experincia, fontes de informao, sugesto de melhorias, expectativas e atividades em desenvolvimento no comrcio, entre os lojistas. Esse tipo de pesquisa especfica, ressaltou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas que j desenvolve pesquisa de satisfao entre os associados, de acordo com a normatizao ISO9001 dentro da ACE de Pompeia. Quanto ao consumidor as pesquisas variam entre: perfil, expectativas no comrcio local, sugestes de melhoria, avaliaes e comportamento. Nesse caso, a primeira vez que vamos conhecer o pensamento do consumidor pompeense, disse em tom de grande expectativa, por ser algo pioneiro. Tem sempre o tal do ouvi dizer, comentou a gerente administrativa. Desta vez ser algo srio e documentado e calculado, comentou a dirigente da associao comercial presente na entidade h mais de 20 anos.
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