|
|
|
|
 |
|
|
|
|
|
Título:
|
Produtos da poca com 40% somente em tributos |
|
|
|
|
 |
 |
 |
 |
 |
Clarissa Zanoni Kera Arantes, secretria da diretoria da ACE de Pompeia, comenta a tributao no meio do ano |
|
Nesta poca do ano so grandes as procuras por produtos relacionados as festas de So Joo e So Pedro, e a secretria da diretoria da Associao Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, Clarissa Zanoni Kera Arantes alerta para o peso dos impostos nestes produtos mais procurados nesta poca do ano. Foram avaliadas as cargas tributrias de 17 produtos tpicos da poca e chegou-se mdia de 39,75%, disse a dirigente pompeense ao verificar a pesquisa encomendada pela Associao Comercial de So Paulo (ACSP) ao Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributao (IBPT). Os tributos esto embutidos nos preos finais de cada produto, completou a secretria da diretoria executiva da ACE de Pompeia.
Entre as taxas mais elevadas esto dos fogos de artifcio (61,56%) e das bebidas alcolicas, como quento (61,56%), cerveja em lata (55,6%) e vinho nacional (54,73%). J os refrigerantes em lata e em garrafa tm cargas tributrias de 46,47% e 44,55%, respectivamente. O estudo aponta o quanto a tributao onera o bolso dos apreciadores de Festas Julinas e pode afetar o consumo, principalmente diante do cenrio atual de instabilidade econmica e poltica nacional, alerta Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federao das Associaes Comerciais do Estado de So Paulo (Facesp).
As roupas e os acessrios tpicos julinos no poderiam faltar no levantamento. Para estar vestido adequadamente para o arrai, o consumidor desembolsar 34,67% em tributos pela camisa xadrez ou pelo vestido. J pelo chapu de palha, 33,95%. No se trata apenas de alimento, apontou Clarissa Zanoni Kera Arantes ao verificar na pesquisa os produtos com vesturio. importante que as pessoas verifiquem isso, pois, muitos pensam que o comerciante ganha a maior parte, alertou. Alm da parte dos tributos, existe a questo do custo de cada produto, ficando o lojista com a menor parte do preo final, explicou a dirigente ao fazer o alerta com a pesquisa realizada.
Para aqueles que no resistem s delcias das festas no meio do ano, o estudo aponta que as menores taxas incidem sobre os alimentos, como o milho cozido (18,75%), o pinho (24,07%) e o fub (25,28%). Na sequncia, tem-se a pipoca (34,99%), a canjica (35,38%) e o p de moleque (36,54%). impossvel no participar de uma festa caipira nesta poca do ano, ressalta Clarissa Zanoni Kera Arantes, ao lembrar que apesar de todo o peso tributrio, h um indicador positivo para o varejo: essa uma festa tradicional e em ascenso no calendrio brasileiro. Alm disso, uma comemorao prestigiada pelo pblico em geral; ocorre em diversos espaos da cidade, como igrejas, escolas e ruas; e ser festejada at o fim do ms, impulsionando a venda de produtos tpicos e movimentando o comrcio, acrescentou Alencar Burti, que tambm considera uma excelente oportunidade para o comrcio destes segmentos.
Clarissa Zanoni Kera Arantes acredita que o comrcio precisa de criatividade, perseverana e oportunidades. Para superar a crise o comrcio, tendo espao, consegue superar, defende a dirigente ao lembrar que o Dia dos Pais promete ser melhor que no ano passado no prximo ms de agosto. O Dia das Mes e Dia dos Namorados foram melhores que em 2016, recordou. Agora a expectativa para o Dia dos Pais e Dia das Crianas, neste segundo semestre, acrescentou. Sem contar com o Natal que o melhor momento, completou.
#
Eficaz Comunicao Empresarial Ltda ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial |
 |
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Clique
no logo acima e veja todos os textos produzidos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|