|
|
|
|
 |
|
|
|
|
|
Título:
|
Dirigente da Acim acredita em crescimento de 4,6% |
|
|
|
|
 |
 |
 |
 |
 |
Carlos Francisco Bittencourt Jorge, secretrio da Diretoria Executiva da Acim |
|
O secretrio da diretoria executiva da Associao Comercial e Industrial (ACI) de Marlia, Carlos Francisco Bittencourt Jorge, acredita que o comrcio varejista deve apresentar crescimento no ms de junho na ordem de 4,6%, ao analisar recentes pesquisas desenvolvidas pela Associao Comercial de So Paulo (ACSP), que dita a tendncia em geral dos comportamentos de consumidores e comerciantes no Brasil, por ter o comrcio mais forte entre as capitais brasileiras. O crescimento dever ser de 4,6% nas vendas, no perodo de 12 meses terminados em junho de 2018, disse o dirigente mariliense ao se basear num amplo estudo realizado pela entidade paulistana.
Para o presidente da ACSP e da Federao das Associaes Comerciais do Estado de So Paulo (Facesp), Alencar Burti, a economia brasileira vem crescendo e surpreendendo, apesar de todos os obstculos polticos ocasionados. Ao longo deste primeiro semestre, o ritmo de recuperao do setor ser intensificado, refletindo a melhora do poder aquisitivo das famlias ― dado que a inflao est mais baixa ―, a recuperao do emprego e a maior disponibilidade de crdito, analisa o dirigente paulista e paulistano, que preside as duas mais importantes entidades de classe do comrcio varejista.
Na variao acumulada em 12 meses o varejo avanou 2,4% em janeiro e 2,8% em fevereiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). Esses dados so animadores, apesar de que nem sempre na prtica isso tem reflexo imediato, comentou o secretrio da diretoria executiva da Acim. A projeo da ACSP aponta aumentos de 3,9% em maro, 4,1% em abril e 4,5% em maio. A variao em 12 meses elimina reflexos do chamado efeito-calendrio, como feriados e quantidade de dias teis. Dia das Mes e Dia dos Namorados certamente influenciam no comportamento do consumidor que tende a investir mais no comrcio, comentou Carlos Francisco Bittencourt Jorge.
Na avaliao do presidente da ACSP e da Facesp, Alencar Burti, o perodo pr-eleitoral tende a influenciar menos o consumo das famlias em 2018; a questo poltica influencia mais o humor do empresariado. De acordo com o lder entre os empreendedores varejistas, essas duas tendncias so perigosas, pois, afetam diretamente no comportamento do comrcio em geral que sensvel aos escndalos polticos e sociais, em razo de mexer com o humor das bolsas de valores e da desconfiana empresarial. Ele lembra que a base fraca de comparao ajuda para a estimativa positiva de alta de 4,6% em junho, j que no mesmo ms do ano passado o comrcio nacional caiu 3%. O ano de 2016 foi terrvel, recordou.
A projeo tem como base indicadores antecedentes construdos pelo Instituto de Economia da ACSP a partir de dados do IBGE e do ndice Nacional de Confiana/ACSP. Esse trabalho contempla o varejo restrito, ou seja, sem considerar, portanto, as vendas de automveis e materiais de construo, lembrou Carlos Francisco Bittencourt Jorge que vem acompanhando as ltimas pesquisas realizadas e observa crescimento lento que ainda no se percebe nas vendas e nos resultados dos lojistas. Ser mais fcil enxergar quando for realizado um balano geral, acredita o dirigente.
#
Eficaz Comunicao Empresarial Ltda ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial |
 |
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Clique
no logo acima e veja todos os textos produzidos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|