|
|
|
|
 |
|
|
|
|
|
Título:
|
Ano comea em alta de 3,6% na primeira quinzena |
|
|
|
|
 |
 |
 |
 |
 |
Gilberto Joaquim Zochio, tesoureiro da associao comercial, fala sobre a tendncia do comrcio varejista |
|
Mais uma demonstrao de que o comrcio varejista est reagindo positivamente ao novo momento econmico. Segundo o tesoureiro da Associao Comercial e Industrial (ACI) de Marlia, Gilberto Joaquim Zochio, o movimento nas vendas do varejo da capital paulista cresceu em mdia 3,6% na primeira quinzena de janeiro sobre o mesmo perodo de 2018, segundo o Balano de Vendas da Associao Comercial de So Paulo (ACSP). O comrcio paulistano dita a tendncia do varejo em todo o Brasil, por concentrar o maior nmero de consumidores e comerciantes, disse o dirigente mariliense ao observar no trabalho realizado pela ACSP de que as comercializaes vista (4,6%) aumentaram mais do que as transaes a prazo (2,6%). Para o lojista isso muito bom, disse com experincia no comrcio de vrios anos.
Para o presidente da Federao das Associaes Comerciais do Estado de So Paulo (Facesp), Alencar Burti, o comportamento do varejo de forma positiva um reflexo da esperana de dias melhores na economia do Pas. O sistema vista, que abrange principalmente compras de menor valor, tem sido beneficiado pelas altas temperaturas nesse incio de ano, que estimulam as vendas de roupas e calados da moda primavera-vero, adereos, artigos de praia, bronzeadores, etc, disse o dirigente paulistano ao apontar outras alternativas de aquecimento da economia nos primeiros dias do ano.
Tambm em funo do forte calor, bens durveis como ventilador e aparelho de ar-condicionado tambm tm se destacado, puxando para cima o sistema a prazo, mesmo com as altas tributaes incidentes sobre eles, conforme divulgou a ACSP. Dai a necessidade do comrcio se adaptar de acordo com a necessidade do consumidor, ressaltou Gilberto Joaquim Zochio ao lembrar da obrigao do lojista sentir o cliente e atender naquilo que ele deseja. Quem aponta o que o comrcio deve vender o consumidor, ensinou o dirigente mariliense ao indicar a criatividade como sendo de fundamental importncia neste perodo de frias escolares em que famlias se movimentam para centros tursticos, esvaziando um pouco o comrcio local.
Na comparao com a primeira quinzena de dezembro de 2018, os 15 primeiros dias de janeiro registraram queda mdia de 36,6%. A variao negativa j era esperada, por ser sazonal, visto que dezembro tem uma base forte por causa do Natal e do 13 salrio. As retraes foram de 44,1% nas vendas vista e de 29,1% a prazo. Esses dados devem ser alterados nos ltimos anos, devido ao crescimento da campanha do Black Friday no ms de Novembro, que est afetando o desempenho do ms de Dezembro, lembrou Gilberto Joaquim Zochio que tambm esperava nmeros inferiores, devido as vendas crescentes no ms anterior.
O Balano de Vendas elaborado pelo Instituto de Economia Gasto Vidigal da ACSP com amostra fornecida pela Boa Vista SCPC. Isso ajuda o planejamento do comrcio em geral, afinal, comerciante preparado no surpreendido, enfatizou o tesoureiro da associao comercial de Marlia que sugere aos lojistas em geral o acompanhamento da performance do varejo em todos os sentidos. Os nmeros so reais e nos orientam como devemos nos comportar de acordo com a tendncia nacional, falou ao seguir os balanos apresentados pela ACSP mensalmente.
#
Eficaz Comunicao Empresarial Ltda ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/mrcio-c-medeiros-69097820/
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial
Skype: marciomedeiros8020
Instagram: marcio.c.medeiros |
 |
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Clique
no logo acima e veja todos os textos produzidos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|