Pelo quinto ms consecutivo este ano a procura por informaes junto ao Servio Central de Proteo ao Crdito (SCPC) da Associao Comercial e Industrial (ACI) de Marlia mostra elevao na ordem de 27,53% no acumulado em 2019, o que, segundo o presidente da entidade, Adriano Luiz Martins, demonstra uma maior ateno por parte do comerciante que est se protegendo contra a inadimplncia. Na atual situao que o comrcio est vivendo vender mal pode proporcionar prejuzos gigantescos, disse o dirigente ao analisar os dados apresentados pelo rgo de consulta ao credirio. Quando o comerciante consulta o SCPC antes de vender, as chances de prejuzos diminuem, acredita o presidente da entidade ao notar os 162.874 consultas j realizadas neste ano, diante das 127.716 consultadas realizadas em igual perodo no ano passado.
Para o vice-presidente da diretoria, Roberto Borguette de Mello, prudente buscar informaes cadastrais dos clientes no momento de conceder o credirio. As vendas a vista ou atravs dos cartes de crdito dispensam consultas, comparou ao mostrar que o fato do SCPC ter sido procurado pelos comerciantes, no quer dizer um termmetro para as vendas. Consultar no quer dizer que a venda foi concretizada, disse o diretor da associao comercial que aconselha a todos os comerciantes adquirirem o hbito de consultar os dados do SCPC da Acim antes de vender para evitar uma m venda e ter srios prejuzos. Com a informao cadastral em mos o comerciante decide se deve ou no vender, falou. O ideal no arriscar, aconselhou.
Dentre os cinco meses do ano o ms de maio foi o de maior procura. Foram 36.374 consultas realizadas ao SCPC este ano, com 44,44% a mais do que em maio do ano passado, que somou 25.183 consultas de CPFs. a primeira vez que os cinco meses do ano foram positivos no nmero de consultas ao SCPC, recordou Jos Augusto Gomes, superintendente da associao comercial ao comparar as estatsticas anteriores com a atual. Isso mostra conscincia do comerciante ao vender pelo credirio e ao mesmo tempo que o SCPC confivel por ter o mais completo banco de dados dos cadastros de consumidores no Brasil, defendeu o dirigente de Marlia ao lembrar dos vrios tipos de consultas existentes. Temos consultas simples e outras bem mais complexas em que mostra a situaes das empresas, dos bens e principalmente dos ltimos negcios efetuados, simplificou o superintendente da Acim.
Roberto Borguette de Mello acredita que o fato do nmero de consultas ao SCPC esteja crescendo frequentemente um bom sinal para que futuramente o comerciante tenha o hbito de consultar sempre, ainda mais tendo a possibilidade de observar a questo do cliente, seja atravs dos dbitos existentes, como da pontualidade dos pagamentos pessoais efetuados. Em breve teremos a lista dos devedores e a lista dos bons pagadores, ressaltou o vice-presidente da diretoria ao citar o Cadastro Positivo que a partir de agosto estar funcionando. Os riscos de inadimplncia vo diminuir e as receitas podem crescer ao premiar os bons pagadores com taxas de juros menores, falou ao apontar o SCPC da Acim como uma excelente ferramenta contra a inadimplncia em geral. No existe banco de dados mais completo, defendeu o dirigente mariliense que utiliza o sistema com frequncia.
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