O nmero de usurios residenciais brasileiros que entram em sites de comrcio eletrnico cresceu 140% desde setembro de 2000, de acordo com dados divulgados pelo Ibope eRatings. H dois anos, 1,09 milho de internautas domsticos do pas visitaram pelo menos um site de comrcio eletrnico. No ms passado, esse nmero ficou em 2,61 milhes, informou o Ibope eRatings, que mede a audincia da Internet no Brasil.
Alm do crescimento no acesso a sites de compras online, as pginas de servios financeiros - dos quais 90 por cento correspondem a sites de bancos - tambm receberam nmero macio de internautas nos ltimos dois anos, com crescimento de 192%. Em termos percentuais, o Brasil um dos lderes mundiais em acesso domiciliar a servios bancrios na Internet, disse o diretor de servios de anlise do Ibope eRatings, Marcelo Coutinho, responsvel por um estudo da audincia da Web brasileira durante setembro deste ano.
Os dados so reflexo de um aumento de 50,5% no nmero de internautas ativos residenciais da Internet no Brasil nos dois ltimos anos, perodo marcado por crise nas empresas de tecnologia, racionamento de energia e alta do dlar frente ao real. O acesso do local de residncia cresceu de forma constante, passando de 5,1 milhes de internautas ativos h dois anos para 7,68 milhes no ms passado disse o diretor.
Segundo Coutinho, o nmero de horas que os internautas ficam conectados tambm aumentou. Passou de pouco mais de oito horas em setembro de 2000 para 10 horas e 16 minutos no ms passado.
Colaborao de Guilherme Mendona, gerente de negcios da Impact, empresa de assessoria a Internet de Marlia
|