No foi uma surpresa o relatrio Webshoppers, da Ebit/Nielsen e do Bexs Banco, sobre o volume de vendas na internet, aps estudos relacionados ao comrcio em 2020, marcado pela necessidade de isolamento social por causa da pandemia de coronavrus, quando o varejo precisou se reinventar e o comrcio eletrnico avanou 41% no ano passado, atingindo faturamento de R$ 87,4 bilhes, a maior alta de 13 anos. Infelizmente o comerciante no tem outra alternativa a no ser o comrcio eletrnico, neste perodo, disse Adriano Luiz Martins, presidente da Associao Comercial e Industrial de Marlia, que em breve comemorar o primeiro aniversrio da plataforma eletrnica da entidade, criada para oferecer um local seguro e confivel para os lojistas de Marlia venderem eletronicamente com o www.marilia.dakki.com.br. Em Marlia no foi diferente o e-commerce, comparou ao ver a grande procura pelas vendas on-line na cidade.
De acordo com a pesquisa realizada em 2018 o crescimento do comrcio on-line havia sido de 12% e, em 2019, de 16%. Essa era a mdia de crescimento, que apesar de baixa mostrava-se constante e frequente, falou Adriano Luiz Martins ao notar que em nmero de pedidos, a alta foi de 30%, para 194 milhes. As compras pelo celular dispararam e o dispositivo passou a representar 55,1% do total, o equivalente a R$ 45,9 bilhes. Sem dvida as vendas eletrnica pelo aparelho celular so muito mais intensas do que pelo computador, disse ao investir na criao de aplicativos neste sentido, tambm, com o Clube do Associado, uma ferramenta eletrnica voltada para comerciantes e consumidores da associao comercial mariliense.
Segundo a pesquisa realizada um dos crescimentos mais expressivos foi o da categoria de Casa e Decorao, que avanou 71% em nmero de pedidos e passou a representar 15% do total. Em faturamento, a categoria representa 12%. O interessante que o consumidor comeou a procurar mveis, decorao e produtos de limpeza, tudo o que para consumo domstico, em razo de ter que ficar em casa, falou ao mostrar a influncia da quarentena neste processo do comrcio eletrnico. As vendas passaram a ser confortveis e prtica, disse ao mostrar a tendncia de momento e futuro. Inclusive produtos como lcool 70, fundamental para o combate ao coronavrus, e tambm desinfetantes, foram comprados em grande quantidade pela internet, falou ao verificar que alimentos e bebidas apresentaram crescimento de 59% do nmero de pedidos, mas representa apenas 4% do total.
Outro segmento que cresceu muito no comrcio eletrnico foi a categoria Farmcia que subiu 19% no mesmo indicador, mas significa apenas 1% do total. A farmcia uma mescla de vendas on-line e presencial, j que em nenhum momento elas fecharam neste perodo de quarentena, lembrou o dirigente de Marlia ao citar que as vendas cujo frete grtis, tambm tem uma procura maior nas vendas eletrnicas, incentivando consumidores e isso respondeu por 43% das compras. A regio Sudeste representa atualmente 52% do faturamento, mas o Nordeste vem crescendo e conta com um pblico muito amplo, avaliou Adriano Luiz Martins. Hoje esta regio do Pas saltou de 18,5% para 31,7% em 2020, mostrou o presidente da associao comercial que continua incentivando o e-commerce desde o conceito, a prtica, e principalmente o desenvolvimento. O ponto de partida conosco, e a partir do desenvolvimento das ferramentas eletrnicas, o comerciante passa a crescer de forma constante, falou.
#
Eficaz Comunicao Empresarial Ltda ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial
Instagram: eficaz.comunicacao |