|
|
|
|
 |
|
|
|
|
|
Título:
|
Associao Comercial celebra crescimento do varejo com recorde |
|
|
|
|
 |
 |
 |
 |
 |
Ilma de Lucena, segunda tesoureira da diretoria executiva da associao comercial, festeja resultado de pesquisa no varejo |
|
O ndice de 0,8% de crescimento do comrcio varejista no Pas, na passagem de fevereiro para maro no volume de vendas pelo varejo, foi motivo de celebrao por parte da diretoria da Associao Comercial e de Inovao de Marlia. Este ndice o maior patamar da srie histrica iniciada em janeiro de 2000, superando o nvel recorde anterior, alcanado em fevereiro de 2025. Isso quer dizer que o varejo est reagindo e as expectativas para os prximos meses so positivas, disse animado o presidente da entidade mariliense, Carlos Francisco Bitencourt Jorge ao observar a terceira taxa positiva seguida, elevando o ndice de mdia mvel trimestral a 0,6%, aps avano de 0,3% no trimestre encerrado em fevereiro. Tivemos seis atividades em crescimento, inclusive as com mais peso, como a farmacutica e hiper e supermercados, exemplificou o dirigente.
De acordo com a Pesquisa Mensal de Comrcio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), seis das oito atividades investigadas na pesquisa avanaram em maro deste ano. Dentre elas, os destaques foram os setores de Livros, jornais, revistas e papelaria (28,2%) e Equipamentos e material para escritrio, informtica e comunicao (3,0%). No ano de 2025 esse desempenho positivo no aconteceu em fevereiro para o setor, se deslocando para maro, por conta de variaes no calendrio escolar e variaes nos momentos de fechamento de contratos novos, justificou Carlos Francisco Bitencourt Jorge que est como vice-presidente da Federao das Associaes Comerciais do Estado de So Paulo (Facesp).
Os demais resultados positivos em maro vieram de outros artigos de uso pessoal e domstico (1,5%), Artigos farmacuticos, mdicos, ortopdicos e de perfumaria (1,2%), Tecidos, vesturio e calados (1,2%) e Hiper, supermercados, produtos alimentcios, bebidas e fumo (0,4%). Por outro lado, entre fevereiro e maro de 2025, dois dos oito grupamentos pesquisados tiveram resultados negativos: Mveis e eletrodomsticos (-0,4%) e Combustveis e lubrificantes (-2,1%). O setor de combustveis e lubrificantes vinha de dois resultados no campo positivo em janeiro e fevereiro. No ms de maro h um rebatimento desse crescimento, que reflete tambm uma demanda menor por combustveis naquele ms, explicou o presidente da associao comercial mariliense, observando o comrcio varejista ampliado que avanou 1,9% frente ao ms imediatamente anterior, aps variao de -0,2% em fevereiro de 2025. Material de construo registrou 0,6% entre fevereiro e maro, e Veculos e motos, partes e peas, 1,7%.
Ilma Maria Aires de Lucena, segunda tesoureira da diretoria executiva da associao comercial, explica que em relao a maro de 2024, o volume de vendas no comrcio varejista recuou 1,0%, com cinco dos oito setores investigados em queda: Livros, jornais, revistas e papelaria (-6,9%), Outros artigos de uso pessoal e domstico (-6,3%), Equipamentos e material para escritrio, informtica e comunicao (-2,1%), Hiper, supermercados, produtos alimentcios, bebidas e fumo (-1,4%) e Combustveis e lubrificantes (-0,8%). Trs setores apresentaram crescimento na comparao interanual: Mveis e eletrodomsticos (3,3%), Artigos farmacuticos, mdicos, ortopdicos e de perfumaria (2,1%) e Tecidos, vesturio e calados (1,4%). Esta pesquisa produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comrcio varejista no pas, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constitudas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal o comrcio varejista, disse a diretora da associao comercial de Marlia.
#
Eficaz Comunicao Empresarial Ltda ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br Instagram: @eficaz.comunicacao
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial |
 |
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Clique
no logo acima e veja todos os textos produzidos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|