As vendas globais de computadores de mo caram 21% no primeiro trimestre, num perodo em que empresas e consumidores afastaram-se dos caros aparelhos. A Palm continua na liderana do mercado, impulsionada por seu modelo de baixo custo Zire. As vendas declinaram para 2,45 milhes de unidades no primeiro trimestre, segundo a pesquisa da International Data Corp (IDC).
Apesar de poderosos e pequenos, a demanda pelas mquinas que variam entre US$ 200 e US$ 500 caiu em uma economia que tem forado empresas e consumidores a repensarem seus hbitos de consumo.
"Como a maioria dos clientes corporativos no considera que os aparelhos de mo so um componente essencial (de suas necessidades tecnolgicas), a demanda cai rapidamente, enquanto os oramentos so reduzidos", afirmou a IDC em comunicado. "No mercado de consumo, os computadores de mo so itens de luxo."
Alm disso, a IDC afirmou que preocupaes com terrorismo, guerra e instabilidade econmica pressionaram para baixo as vendas. Alm disso, os fabricantes, incluindo Palm, Handspring, Sony e Hewlett-Packard, no conseguiram convencer muitos dos atuais 20 milhes de proprietrios de computadores de mo a trocarem seus aparelhos por modelos mais atuais.
O IDC afirmou que a Palm continua liderando o mercado. A companhia sozinha vendeu mais unidades que o combinado total da HP e Sony, que esto no segundo e terceiro lugares do ranking, respectivamente.
Porm, as vendas da Palm no primeiro trimestre caram quase 30% em relao ao 1,27 milho de unidades comercializadas um ano atrs. A Palm detm 36% do mercado, perto do dobro da participao de 18,1% da HP. A Sony tem outros 16,3% do bolo, afirmou o IDC.
A Dell Computer, que somente entrou no mercado de PDAs no final de 2002, triplicou suas vendas, com remessas de 159 mil aparelhos, ou 6,5% do mercado.
A Handspring, que j chegou a liderar o setor antes de mudar seu foco para telefones celulares, vendeu 70 mil unidades, 2,9% do total vendido no mundo. A Research In Motion, fabricante do aparelho BlackBerry, vendeu 51 mil unidades, uma queda brusca em relao aos 85 mil aparelhos comercializados um ano atrs.
Colaborao de Guilherme Mendona, gerente de negcios da Impact, empresa de assessoria a Internet de Marlia
|