Desde janeiro, a Santa Casa de Misericrdia de Marlia conta com servio de hotelaria. O servio est em fase de implantao e vai atingir todos os setores do hospital desde alas de atendimento Sus (Sistema nico de Sade) at particulares e convnios. Segundo a responsvel pela coordenao de hotelaria, Regina Aparecida Moreira dos Santos, o diferencial no atendimento est na preocupao constante com o bem-estar do paciente. Ela lembrou que ningum fica internado porque gosta, portanto, os servios devem ser direcionados para melhor acolhimento possvel do paciente.
A responsvel explicou que a coordenao de hotelaria da Santa Casa responsvel pelos setores de nutrio, limpeza, lavanderia e portaria. So pessoas que esto em contato direto com o paciente e queremos apresentar o melhor servio possvel, falou. Segundo Regina dos Santos, num segundo momento, a coordenao ser responsvel pela segurana e governana que inclui servio de camareira. Para isso, estamos realizando pesquisa com funcionrios para verificar nvel de escolaridade e necessidade de cursos para todos, comentou.
De acordo com Julio Csar Brando, provedor do hospital, os cursos significam investimento no quadro de funcionrios. Pretendemos promover cursos sobre encantamento do cliente, por exemplo, para garantirmos qualidade de hotelaria ao atendimento, disse. Ele ressaltou que preciso mudana de posturas dos funcionrios que tm contato direto com pacientes. Nossa preocupao neste ano ser o atendimento, falou. Segundo o provedor, o trabalho da coordenao ser dividido em etapas e o primeiro treinamento deve ocorrer nas prximas semanas.
Conforme a responsvel pela coordenao, haver padronizao da estrutura disponvel nos leitos. Como ocorre em hotis, vamos implantar rotina de vistoria da estrutura como funcionamento de chuveiros, torneiras, completou. Regina dos Santos disse que numa prxima etapa, o servio deve contar com ramal direto para atendimento do paciente no leito e espao de convivncia. Com isso, estaremos assimilando cultura de hotelaria em todo o hospital, finalizou.
|