Depois do feriado nacional do dia 14 de abril, sexta-feira santa, as lojas do comrcio de Marlia estaro abertas das nove s 17 horas, conforme o Calendrio de Abertura do Comrcio de Marlia, decidido em Assemblia Geral Extraordinria em novembro do ano passado, quando foi definida toda a temporada de 2006. As lojas estaro abertas em abril em trs sbados, anunciou Srgio Lopes Sobrinho, presidente da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim). o primeiro ms do ano que isso ir acontecer, em razo dos feriados que so muitos neste perodo, justificou ao atender uma solicitao e deciso da maioria dos comerciantes marilienses associados.
O ms de abril atpico no calendrio por haver o feriado de quatro de abril (aniversrio do municpio), sexta-feira santa e Tiradentes (sexta-feira). So trs feriados que complicam para o comrcio em geral, pois o ms passa a ter 16 dias teis, ressaltou o dirigente, preocupado com a performance do comrcio local. Os custos de um empreendimento comercial so fixos, e quanto menos tempo o empresrio tem para produzir, menor ser o rendimento, explicou Srgio Lopes Sobrinho ao lembrar que no dia sete de abril, as lojas de Marlia ficaram abertas at as 22 horas. Foi uma experincia positiva, disse o presidente da Acim.
Outro ms em que as lojas do comrcio local estaro abertas trs sbados, em julho. Segundo Srgio Lopes Sobrinho isto se deve em razo de que os dias primeiro, oito e 15 so os melhores em volume de vendas, por causa da proximidade com o dia do pagamento. No final do ms o pagamento feito ao funcionalismo pblico e em algumas fbricas, disse. Dia 10 o pagamento da maioria das empresas, completou ao promover o calendrio de abertura do comrcio de forma estratgica. Isso j feito h muitos anos, acrescentou o dirigente que acredita numa melhor organizao com o calendrio de abertura do comrcio sendo programado com muita antecedncia.
Em setembro so outros trs sbados em que o comrcio funciona das nove s 17 horas, em razo de que no perodo de 18 a 23 de setembro normalmente a Acim promove uma promoo especial e os dias 22 e 23 so especiais, por ser no primeiro a abertura das lojas at as 22 horas e no segundo at as 17 horas. Fizemos isso nos anos anteriores e deu certo, lembrou Srgio Lopes Sobrinho que procura intensificar as campanhas promocionais em meses em que o apelo comercial menor. Meses como: dezembro, maio, junho, agosto e outubro, so meses fortes com o Natal, Dia das Mes, Namorados, Pais e Dia da Criana, frisou ao entender que nesses meses o volume de vendas j grande, naturalmente. |