Guilherme Mendona
O Marketing toda ao realizada e direcionada para satisfazer as necessidades e desejos dos clientes. Estes so satisfeitos pela compra, que pode ser concretizada pela necessidade fisiolgica (itens de real sobrevivncia, como alimentao, vesturio, entre outros.), ou de necessidade psicolgica, de sentir-se bem, segurana ou at mesmo o status que essa aquisio proporciona. Conhecendo todas essas variveis as empresas vo em busca de produzir bens e servios que possam atender a todos os requisitos do seu pblico alvo.
por meio do Marketing que as empresas conquistam, e conseqentemente fidelizam os seus consumidores, contando com a ajuda de 4 ferramentas bsicas: adequar bens/servios s preferncias dos consumidores; preo adequado para esses produtos; escolha da melhor forma de promoo e comunicao com o pblico, e por fim, eficiente distribuio com agilidade.
A publicidade na Internet uma grande jogada, pode ser feita com um simples banner - uma imagem com propaganda, que pode ser pago para ser colocado em algum site, ou at mesmo propaganda sob forma de mala direta, mediante autorizao de quem ir receb-la, para evitar que seja caracterizada como spam.
O Marketing eletrnico exige a preciso de quais produtos e servios a empresa tem a oferecer.
O servio requer retorno rpido aos clientes, que proporcionada atravs de um de eficiente atendimento, por exemplo um sistema de chat ou call-center.
A disponibilizao de informaes tambm importante, para que o prprio cliente busque por si mesmo, agilizando o processo de atendimento e acarretando uma reduo de custos.
As empresas devem fazer uma comunicao efetiva com seu pblico alvo, por meio de campanhas publicitrias que melhor atendam a esse pblico.
Devem mexer com a sensibilidade do cliente, para que este seja fiel ao produto, que sempre compre e que ainda possa induzir outras pessoas a fazerem o mesmo.
Na internet as empresas devem fazer com que o cliente se sinta vontade e que todas as suas necessidades sejam atendidas. O consumidor precisa achar com rapidez o que procura, por isso as informaes expostas devem ser suficientes, e os dados devem ser claros e de fcil compreenso, para que no se perca tempo procurando informaes pertinentes ao produto ou servio.
No s atravs do comrcio eletrnico que se faz negcios pela internet, na maioria das vezes disponibilizar uma informao, dica, notcia etc., pode significar muito para o visitante, que talvez tivesse que enfrentar fila ou at mesmo um telefone ocupado para acessar o que procurava. Isso desafoga as linhas telefnicas e significa uma grande praticidade nos dias de hoje.
Alm da ateno toda desse atendimento inicial, deve-se tambm fazer um acompanhamento dos pedidos dos clientes, no caso de venda de produto ou servio, disponibilizando todas as informaes referentes aos prazos de envio/recebimento, como proceder em caso de troca, etc.
Responder solicitaes de clientes no prazo de 24 horas tambm uma importante estratgia de marketing.
Algumas dicas para o sucesso do marketing na internet: aparecer em sites de buscas, divulgao em mdia convencional, respostas aos e-mails e consultas, etc.
Todos esses pequenos detalhes faro com que o cliente se sinta satisfeito com a sua empresa, sinta dedicao a ele e s suas necessidades. Isso cria um vnculo e faz com que cada vez mais se tenha sucesso e fidelidade.
Guilherme Mendona consultor de sistemas
para Internet da Impact Consultoria |