A Santa Casa de Marlia vem desenvolvendo com um grupo formado por profissionais do hospital nos segmentos de segurana no trabalho, rea social, enfermagem, internao, limpeza, administrativo, entre outros, um programa de interao entre os funcionrios e os pacientes para que o ambiente hospitalar se torne mais agradvel, confortvel e com maior calor humano. O trabalho de humanizao que desenvolvemos para resgatar o valor humano das pessoas, frisou Mrcio Mielo, Coordenador de Gesto e Desenvolvimento Institucional do hospital mariliense, ao anunciar o planejamento para o ano que vem, que ser voltado para um trabalho de Educao Permanente e de Educao Continuada. O desenvolvimento de um trabalho de humanizao no tem fim, ressaltou.
Formado por funcionrios de diversos setores do hospital e ainda com representantes da Pastoral da Sade, Conselho Municipal da Sade e alunos e docentes da Unesp, o Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) da Santa Casa de Marlia se rene quinzenalmente e vem trabalhando em dois focos considerados fundamentais para o sucesso das aes que so criadas: cliente interno e cliente externo. O paciente o personagem principal, ressaltou o Coordenador de Gesto e Desenvolvimento Institucional da Santa Casa de Marlia. Sempre pensamos no que pode ser feito para melhorar o nosso trabalho e oferecer mais conforto para o paciente, resumiu ao lembrar de atividades como: festividades do Dia dos Pais, Dia das Mes, Dia das Crianas, Natal, entre outras datas comemorativas em que grupos de corais, exposio de artes plsticas e at feira de artesanatos, produzidos pelos prprios funcionrios constam na programao de atividades.
Para uma maior interatividade entre funcionrios e pacientes, constantemente so organizadas campanhas de arrecadao de alimentos, agasalhos e futuramente de material escolar, que so realizadas com xito. Todo o material recolhido doado a instituies de caridade. O trabalho do grupo de humanizao tem mostrado um resultado bastante positivo junto ao atendimento de nossos clientes externos. Isso pode ser comprovado atravs da avaliao de satisfao que estes preenchem ao utilizarem nossos servios, explicou Mrcio Mielo. As queixas diminuram e os elogios aumentaram, constatou ao ressaltar que para desenvolver a humanizao em todo o sistema hospitalar preciso que haja disciplina, educao, cultura, flexibilizao e cordialidade.
Havendo uma interatividade generalizada dentro do hospital, Mrcio Mielo acredita que os funcionrios se tornam mais comprometidos com a misso do hospital. Funcionrio satisfeito apresenta boas respostas, garante ao citar, como exemplo, uma quebra de paradigma, com a visita aberta, ou seja, em datas comemorativas em homenagem aos pais, mes, crianas, Natal, Ano Novo e Pscoa, o rigor com o horrio de visitas diminudo. A evoluo tecnolgica deixou o ambiente hospitalar muito frio e somente com calor humano vamos encontrar o ponto de equilbrio, ensinou. |